Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

APELOS TURÍSTICOS EM 2013

Este é, caro leitor, o último artigo de 2013. Sem dúvida, uma síntese dos apelos turísticos, feitos por nossa pessoa, ao longo deste ano. Alguns críticos; outros, de elogios sinceros. Todos, porém, baseados nos princípios éticos e no profissionalismo. Ser ético, honesto e profissional é obrigação de todo Jornalista, independentemente da sua área especializada. 
No turismo, tudo deve ser praticado, com ética, profissionalismo e nada de se vender algodão por veludo, em se tratando de produtos, equipamentos, serviços e atrativos turísticos, quer os da natureza, quer criados pelas mãos do homem. É que turista somente é enganado uma vez e, assim mesmo, reconhece e não retorna mais ao polo visitado.
Recordando um pouco sobre os assuntos, escritos, no decorrer deste ano, ressaltamos os que chamamos a atenção das autoridades competentes, para corrigirem falhas existentes na prestação de serviços pelas iniciativas pública e privada, direcionadas ao turista; malha viária danificada; monumentos pichados; sujeiras nos corredores turísticos, nas praças, nas praias e em outros ambientes públicos.
Não nos esquecemos, também, de alertar os pseudocomerciantes, que, na ânsia de faturar, em um mês, o que apurariam em 12 meses, exploram, descaradamente, os visitantes e, às vezes, vendem o que dissemos, acima, algodão por veludo. Explorar o Turismo e não o turista é uma frase batida, todavia sempre é importante que a digamos ou a escrevamo-la, vezes seguidas, enquanto perdurar
esse esdrúxulo comportamento por parte de pessoas inescrupulosas.
Ah! Lembramos, ainda, não ser somente obrigação do Estado e das Prefeituras investirem na promoção dos potenciais turísticos de Fortaleza e do Estado e na infraestrutura de suporte ao turismo. A iniciativa privada pode e deve ser parceira em tudo o que contribuir para aperfeiçoar esse segmento econômico na capital e no interior. 
Batemos, também, na mesma tecla, ou seja, a crítica situação da segurança pública, persistindo em Fortaleza e nas maiores cidades interioranas. Por incrível que possa parecer segurança tornou-se um importante atrativo turístico, visto ninguém desejar visitar polos turísticos, nos quais percebe que poderá pôr em risco a sua vida, a de sua família e a de amigos. Fortaleza, a exemplo de Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, mesmo com a atuação das Polícias Civil e Militar, é considerada pela população uma cidade violenta.
Fizemos abordagem, outrossim, a respeito dos transportes coletivos, como táxis, ônibus e topiques bastante usadas, não oferecendo conforto e segurança aos usuários. Pedimos, ainda, a atenção da população, para que tratasse bem os turistas, pois deixam divisas, são responsáveis pela geração de empregos e distribuição de renda, sem falar da divulgação da cultura do povo cearense.
Para tristeza nossa, criticamos, também, a revoada, diariamente, de muriçocas, no aeroporto internacional Pinto Martins, fato desagradável para quem fica à espera da decolagem ou aterrissagem das aeronaves. Sentimos, por diversas vezes, esse problema na pele, embora estivéssemos agasalhados. Isso – repetimos – não condiz bem para uma cidade turística e que ocupa a mente das pessoas, fora do Ceará, quando desejam passar suas horas de lazer por essas bandas.
Bem! As férias chegaram. Vamos colocar mais policiais, nos locais de visitação pública (praias, praças, restaurantes, cinemas, teatros, boates etc., para não ocorrerem assaltos, furtos, roubos, arrastões e outros tipos de agressão física. Vamos proporcionar mais segurança pública aos habitantes de Fortaleza, das cidades do interior e aos turistas. 
É bom atentar-se para um fato, outrora, ocorrido em Salvador, a cidade mais visitada do Nordeste. Há alguns anos, teve significativa redução, no quantitativo de visitantes, devido explorar o bolso do turista e a violência acontecer nos pontos turísticos, como: proximidades do mercado Modelo, Pelourinho, imediações da praça Castro Alves,  boa parte da orla marítima etc.
Bem! Aproxima-se o Natal e Ano-Novo. Aos que nos acompanharam, durante 2013, nosso muito obrigado, extensivo ao proprietário do Rota do Sol Turismo, jornalista José Carlos de Araújo, pelo espaço cedido. Agora, resta-nos, apenas, desejar-lhes um MARAVILHOSO  NATAL e UM VENTUROSO 2014. Vamos em frente!
Antonio José de Oliveira -Diretor da Abrajet-Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário