Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O CÍRIO DE NAZARÉ É PATRIMÔNIO CULTURAL

O consagrado Círio de Nazaré, uma das festas religiosas mais aplaudidas do mundo e que congrega milhares de fiéis todos os anos, em Belém do Pará, agora também é Patrimônio da Humanidade. A inclusão da festa de fé na Lista Representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade foi aprovada ontem, 4, durante a Oitava Reunião Anual do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, da Unesco. 
Agora, com o reconhecimento do Círio de Nazaré,  o Brasil possui quatro bens imateriais inscritos. Também são Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade: o Samba de Roda do Recôncavo Baiano, Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi e o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife.
A reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial na cidade de Baku, no Azerbaijão, acontece de 02 a 07 de dezembro e recebe 800 delegados de cerca de cem países. Este ano, além do Brasil com o Círio de Nazaré, outras nove candidaturas serão avaliadas pelos 24 países membros do Comitê. (Com informações do Iphan)

Nenhum comentário:

Postar um comentário