Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

COM 429 ANOS A TERCEIRA CAPITAL MAIS ANTIGA DO BRASIL

A capital paraibana amanheceu em festa na última terça-feira (5). A terceira capital mais antiga do país completou  429 anos tendo no turismo uma das suas principais fontes de renda. As belezas naturais do seu litoral são o ponto forte da cidade. Lá o sol nasce primeiro do que em todos os outros lugares da América - e proporciona um espetáculo ao amanhecer e ao anoitecer. 
Para quem não conhece a cidade, João Pessoa também é procurada pela cultura e pela gastronomia. A culinária é marcada por frutos do mar e do sertão. São receitas à base de carne-de-sol e de bode, arroz de leite, feijão-de-corda e manteiga de garrafa, que se revezam com a peixada, o caranguejo e o camarão. Tudo, é claro, com muita macaxeira e água de coco. Para a sobremesa? Dá-lhe rapadura!
A tranquilidade também é marca registrada da cidade. Entre os roteiros mais procurados estão as piscinas naturais de Picãozinho, repletas de peixes coloridos. O centro histórico de João Pessoa revela construções do século 16, além do conjunto do Convento e Igreja de São Francisco. São 14 museus e oito teatros que levam ao turista um pouco sobre a história da região e do país.
João Pessoa também conta  com o centro de Convenções do Cabo Branco, Poeta Ronaldo Cunha Lima.  É uma das maiores e mais importantes obras turísticas já erguidas no estado. Com investimento de 98,7 milhões do Ministério do Turismo o novo Centro de Convenções  com capacidade para receber cerca de cinco mil pessoas, já está com vários  eventos  programados até 2016.
ATIVIDADES COMEMORATIVAS - Os 429 anos da cidade  foram festivamente comemorados em quatro marcos inaugurais da fundação e desenvolvimento:  o Ponto de Cem Réis,   as Praças Rio Branco, Anthenor Navarro e Dom Adauto (a Praça do Bispo).  
A programação “profana” da Festa das Neves foi destinada a adultos e crianças. As atrações principais, o número teatral “Palavra Cantada” e a Banda 5 de Agosto (comemorando 50 anos de criação), se apresentaram  no domingo (3) e terça (5) ultimamente passados.  No Ponto de Cem Réis,  o poeta e cantador Oliveira de Panelas marcou presença na data comemorativa do aniversário de João Pessoas,  5, ocasião em que dividiu  com o público causos e histórias dos três anos de vivência com o escritor paraibano Ariano Suassuna, em merecida homenagem póstuma. 
Na Praça Rio Branco, de 3 a 5 de agosto, espetáculos infantis movimentaram  a cena a partir das 17h. A Praça Dom Adauto foi o largo das expressões da cultura popular, com shows diários de cordelistas, coco de roda, repente, teatro de babaus e emboladores,  no Pavilhão dos Brincantes, dos dias 2 a 5. Por último, na Praça Anthenor Navarro, shows fervilhante do rock, rap, dance e ritmos latinos,  no chamado Palco Alternativo, dos dias 1º a 3.
Uma multidão acompanhou os dias da Festa das Neves desde o domingo,  27  de agosto, quando começaram as celebrações religiosas, com novenas, missas e procissões saindo da Basílica de Nossa Senhora das Neves.
“A Festa das Neves deste ano foi plural, com atrações para crianças, regionalismo, cultores do rock e dos ritmos alternativos e a riqueza do nosso teatro. Uma festa segura, com a cara da nossa cidade e, principalmente, reverenciando a banda que é patrimônio de João Pessoa: a 5 de Agosto”, disse o diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity.
A VOLTA DA MONGA – Como não existe Festa das Neves sem parquinho de diversões, o entretenimento da garotada (e dos grandinhos nostálgicos) foi garantido de 1º a 5 de agosto, com brinquedos tradicionais (carrossel, samba, carrinhos bate-bate) instalados na Praça Dom Adauto e na Avenida Odon Bezerra, mais barraquinhas de guloseimas e a esperada volta da Monga, a mulher-macaco.
“Preparamos um evento com uma excelente infraestrutura, muita segurança e organização para os 429 de anos da nossa cidade. Neste ano, a Festa das Neves se reencontra com a sua tradição: voltada para as crianças e para a família”, reforçou André Coelho, diretor-adjunto da Fundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário