Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

EM NOVA EDIÇÃO O FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO

Em meio a muita expectativa, começará hoje o 42º Festival de Cinema de Gramado estendendo-se até o dia 16, no Palácio dos Festivais. Ao longo da semana, haverá uma programação intensa, com mostras competitivas, debates, mostras especiais, além da circulação de artistas, diretores e produtores brasileiros e estrangeiros. 
A cerimônia de abertura oficial do Festival ocorrerá às 18h, contando com a performance da Orquestra Sinfônica de Gramado. Com direção geral de Allan John Line e regidos pelo maestro Bernardo Grings, os músicos irão interpretar um medley de trilhas sonoras do cinema brasileiro, passando também por músicas sul-americanas.
O ator Flávio Migliaccio será um dos  homenageados. Na expectativa  de receber o Troféu Oscarito, ele revela que a distinção traz muitas lembranças: “Apesar de nunca ter me ligado a bajulações e festas, fiquei muito feliz com a lembrança. De repente, passou pela minha cabeça os meus 60 anos de carreira e percebi que havia feito tudo isso que fiz, sempre com amor e dedicação, incluindo as árvores, as galinhas e as minhocas que fiz no teatro infantil”.
PARA A COMUNIDADE  - Uma das novidades da mostra é a realização de uma avant première para a comunidade gramadense a fim de aproximar ainda mais a cidade do evento. Durante os três dias que antecederam a abertura oficial do evento, a comunidade pode assistir a um filme premiado em Gramado, trocando 1kg de alimento não-perecível pelo ingresso. O longa-metragem escolhido para exibição é “Colegas”, de Marcelo Galvão, eleito o melhor filme no Festival de 2012.
Além deste longa, serão apresentados curtas-metragens realizados por meio do projeto Educavídeo Gramado, que qualifica alunos, professores e monitores para a realização de filmes nas escolas da rede municipal de Gramado. 
A ESTRELA DO FESTIVAL - O Kikito, símbolo e prêmio máximo concedido no Festival de Gramado, foi criado pela artesã Elisabeth Rosenfeld. Inicialmente, o Kikito, figura risonha, um “Deus do bom-humor”, com 33 centímetros de altura era o símbolo da cidade de Gramado, e apenas mais tarde tornou-se o troféu do festival. Muitas vezes referido erroneamente como “Kikito de Ouro”, o Kikito era confeccionado em madeira. A confusão se dá por referência a prêmios de outros festivais, como a Palma de Ouro de Cannes ou o Leão de Ouro de Veneza. Atualmente, o prêmio é fabricado em bronze.
O  Festival de Cinema de Gramado é uma realização da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Gramadotur e uma promoção da Prefeitura Municipal de Gramado. Conta com Patrocínio Master da Petrobras, patrocínio de Oi e Stella Artois, copatrocínio do BNDES e do Banrisul e apoio especial da Duocasa e Corsan, afora outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário