Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

MÊS DO FOLCLORE COM MUITAS COMEMORAÇÕES

O Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas, em parceria com diversas entidades publicas e privadas,  realizará diversas atividades em comemoração ao mês do Folclore. Como parte destas comemorações, a cada ano é homenageada uma personalidade que dedica parte de sua vida aos estudos, a prática e disseminação da cultura folclórica do nosso Estado. Este ano, o homenageado é o Professor Doutor Oswald Barroso, conceituado pesquisador da cultura popular cearense, membro da Comissão Cearense de Folclore, com várias publicações do assunto espalhados pelo mundo.
AS COMEMORAÇÕES – Este mês, o  Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas vai promover ampla programação comemoração. Na solenidade de Abertura do mês do Folclore, a  homenagem ao Professor Dr. Oswald Barroso, será hoje (8), no  Auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará;  às 14 h., haverá Oficina de Reisado de Congos.
No próximo dia 21, Dia do Folclore, no Teatro Antonieta Noronha (Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro),  às 14 h, haverá apresentações culturais.
No dia 22, no  Centro de Cidadania e Direitos Humanos – CCDH – PICI. às 18 h,  palestra  Folclore Turismo e Sustentabilidade.
DIA DO FOLCLORE - Em agosto, o Brasil comemora o Dia do Folclore. A data foi criada em 1965 através de um decreto federal. O folclore é o conjunto das tradições, lendas, usos costumes e crenças de um país. Estas tradições podem ser percebidas na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de um povo. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada pelo I Congresso Brasileiro de Folclore em 1951, "constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular, ou pela imitação". É o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive.

Nenhum comentário:

Postar um comentário