Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

EM HOMENAGEM A MILLÔR FERNANDES A FLIP 2014

Millôr Fernandes
A cidade de Paraty, está repleta de turistas desde quarta-feira (30). Realiza-se na cidade do  litoral sul fluminense,  até o dia 12,  a 12ª edição da tradicional Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), este ano em homenagem a Millôr Fernandes, cuja personalidade e obra estão em  mesas de debate, peças teatrais e lançamento de livros a filmes roteirizados por ele.
Na conferência de abertura, às 19h, o crítico de arte Agnaldo Farias  destacou o valor da obra de Millôr para a arte brasileira. Em seguida, os humoristas Reinaldo Batista e Hubert Aranha, da trupe Casseta e Planeta, conversaram com o cartunista Jaguar, amigo  pessoal e parceiro de Millôr em empreitadas jornalísticas, como O Pasquim, jornal combatente em plena ditadura militar.
Hoje, às 10h, o caricaturista  Loredano, o jornalista de cultura Sérgio Augusto e o cartunista Claudius compõem a mesa O Guru do Méier, um dos apelidos do homenageado, que nasceu neste bairro da zona norte do Rio de Janeiro. Às 11h alunos da oficina de teatro da Casa da Cultura, que organiza uma série de eventos paralelos à Flip farão uma leitura dramatizada da obra do homenageado.
Millôr também influenciou na escolha dos temas centrais das mesas de discussão da Flip, norteadas pela crítica ao poder, pelo humor e jornalismo.
Amanhã, a mesa Liberdade Liberdade terá os jornalistas norte-americanos Charles Ferguson e Glenn Greenwald. Ferguson fez um documentário sobre crise financeira de 2008, que virou livro (Trabalho Interno) e Greenwald ficou famoso mundialmente após revelar as denúncias feitas pelo norte-americano Edward Snowden sobre a espionagem de cidadãos e países feita pelos Estados Unidos pela internet. Mais tarde, os jornalistas David Carr e Graciela Mochkofsky falam das relações entre a imprensa, chamada de quarto poder, e a política oficial, na mesa Narradores do Poder.
Crianças e adolescentes também vão conhecer e desfrutar da obra e da personalidade do jornalista nos circuitos paralelos Flipinha e Flipzona. No circuito off Flip, haverá ainda a exibição do filme O Judeu, de Jom Tob Azulay, com roteiro de Millôr, fechando as homenagens no domingo (3),  à tarde.(Com a Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário