Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A GRANDEZA DE SÃO PAULO NOS 461 ANOS DE FUNDAÇÃO

MASP, com parte da cidade de São Paulo ao fundo
O maior destino de negócios do Brasil completa 461 anos no próximo domingo (25). A cidade que mais recebe turistas no país é também o maior emissor de visitantes para outros estados. A cultura paulistana é o principal atrativo que cativa brasileiros e estrangeiros.  Museus, shows, eventos e congressos completam o passeio. 
São Paulo se destaca por ser um dos principais destinos de negócios do país. Mais da metade (56,7%) dos estrangeiros estiveram na cidade para eventos, convenções e compromissos de trabalho, de acordo com estudo do Ministério do Turismo. O viajante com esse perfil gasta cerca de US$ 135,88 por dia, quase o dobro do visitante que vem a lazer.  
A capital é a segunda cidade que mais recebeu eventos (77) no Brasil, atrás apenas do Rio de Janeiro (83), de acordo com ranking da ICCA, associação europeia que monitora 94 países. As duas capitais juntas colaboram, em grande parte, com a sétima posição que o país ocupa entre os que mais sediam eventos no mundo. 
Acontecem na capital paulista, por exemplo, a Bienal de Arte de São Paulo, a Parada do Orgulho LGBT, o São Paulo Fashion Week, o Grande Prêmio do Brasil, o Salão Internacional do Automóvel, a Virada Cultural, o Lollapalooza São Paulo, entre outros.
São Paulo também é a cidade com a maior capacidade hoteleira do Brasil. Segundo o Observatório de Turismo de São Paulo (SPTuris) são cerca de 42 mil apartamentos disponíveis, além de 62 hostels com capacidade de receber 2.200 pessoas. 
A cidade também é conhecida pela variedade gastronômica. São 15 mil restaurantes e 20 mil bares, segundo a SPTuris – e 52 tipos diferentes de culinárias diferentes, além de 4.500 pizzarias. São famosos o sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau do Mercado Municipal. Parte desses atrativos gastronômicos é responsável pela noite agitada da cidade. De acordo com um levantamento feito pelo grupo de comunicação americano CNN, a cidade de São Paulo ocupa o 4º lugar mundial no ranking de melhor vida noturna.
Estas características fazem de São Paulo o destino turístico mais competitivo do Brasil, entre os 65 destinos brasileiros monitorados pelo Ministério do Turismo A capital se destacou com maior nota nos quesitos acesso, monitoramento de dados, economia local, políticas públicas, além de serviços e equipamentos turísticos.
Os inúmeros arranha-céus dividem espaço com áreas verdes de lazer bastante disputadas na capital, como o Parque do Ibirapuera, o mais visitado da capital paulista. Inaugurado em 1954, o complexo possui museus e auditórios e chega a receber até 90 mil pessoas por dia nos finais de semana e feriados.
Recentemente, uma nova malha cicloviária vem mudando o estilo de vida do paulistano e a paisagem urbana da capital. Cerca de 300 Km de ciclovias cortam a cidade, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego. A cidade também é marcada pela grande quantidade de práticas religiosas, tendo maioria católica, mas espaço para as mais variadas manifestações. Em São Paulo está o maior templo budista da América Latina: o Zu Lai.
É também a cidade mais cosmopolita do país. Entre seus moradores há imigrantes de 70 nacionalidades. Além disso, é o município com maior número de nordestinos do país e recebe, todo ano, milhares de brasileiros em busca de trabalho e melhores condições de vida. De acordo com dados de IBGE de 2014, São Paulo possuí cerca de 11,8 milhões de habitantes. 
Ao celebrar seus 461 anos com shows gratuitos amanhã e domingo, a capital recebe artistas como a cantora Pitty e o músico Jorge Ben Jor. A programação inclui ainda a Casa das Rosas (Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura) que irá sediar o 11° Verão de Poesia, com atividades a partir das 15 horas. O Museu Afro Brasileiro também comemora com a exposição “O Banzo, O Amor e Cozinha de Casa”, do artista plástico Sidney Amaral, com cinquenta pinturas, desenhos e esculturas. (Com a Ascom Mtur)

Nenhum comentário:

Postar um comentário