Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

REGIÕES METROPOLITANAS - LEI JÁ SANCIONADA INSTITUI O PLANO DE DESENVOLVIMENTO

O Governo Federal acaba de instituir  o Estatuto da Metrópole, através da Lei 13.089, de 12 de janeiro de 2015, sancionada pela presidente da República, Dilma Rousseff. O novo estatuto  integrará as políticas setoriais de desenvolvimento urbano nos territórios metropolitanos, harmonizando  as estratégias de planejamento e gestão e consequentemente, qualificando os investimentos. 
Para reverter os problemas sociais atualmente existentes nas regiões metropolitanas, o estatuto traz três principais avanços: regulamentação das funções públicas de interesse comum e gestão plena; instituição do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI); e instituição de critérios para apoio da União. Essas intervenções não afetarão os investimentos atuais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
A Gestão Plena trata do sistema de Governança Metropolitana,  integrando diversos representantes.  São eles: Poder Executivo de entes federativos integrantes das unidades territoriais urbanas; instância colegiada deliberativa com representação da sociedade civil; organização pública com funções técnico-consultivas; e sistema integrado de alocação de recursos e de prestação de contas.
Outro ponto é a obrigatoriedade do PDUI. A partir da sanção do Estatuto da Metrópole, todas as regiões devem elaborar o plano, que estabelece uma visão conjunta e integrada de municípios inseridos em uma mesma dinâmica urbana e socioeconômica. O instrumento trará diretrizes para orientação dos Planos Diretores Municipais, para o ordenamento do território municipal e para os investimentos das políticas setoriais de desenvolvimento urbano, com destaque para os investimentos em habitação, saneamento e mobilidade urbana.  As Regiões Metropolitanas já existentes devem elaborar o PDUI até 13 de janeiro de 2018. As novas regiões que surgirão ao longo do tempo, terão três anos, a partir de sua criação, para elaborar o plano. Após a elaboração dos planos, os municípios integrantes das Regiões Metropolitanas deverão adequar seus Planos Diretores ao PDUI. 
REGIÕES METROPOLITANAS- Atualmente, cerca de 95 milhões de brasileiros vivem em 66 territórios denominados Regiões Metropolitanas, o que representa 7% do território nacional, segundo dados do IBGE-2010. 
Essas regiões trazem números preocupantes como: os 66 territórios  correspondem a 88,7 % dos domicílios em aglomerados subnormais (IBGE-2010); concentram 90% dos indivíduos com renda per capita de até três salários mínimos; e apresentam taxas de 35 homicídios por 100 mil habitantes (mais de cinco vezes a média mundial-ONU). (Com a Ascom do Ministério das Cidades)

Nenhum comentário:

Postar um comentário