Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

NATAL – CULTURA, LAZER NAS PRAIAS E GASTRONOMIA ÍMPAR

Não obstante as restrições por que vem passando o País, o Nordeste brasileiro continua sendo a preferência dos turistas. E Natal, na sua modernidade, com excelente cadeia hoteleira e muitos atrativos culturais e de lazer, é uma das cidades mais procuradas da Região. 
Em forma de estrela, o Forte dos Reis Magos (foto) foi a primeira construção de Natal. A capital do Rio Grande do Norte foi fundada em 25 de Dezembro de 1599 — daí o nome Natal. Erguida pelos portugueses sobre recifes com cascalho de ostras, óleo de baleia, areia e pedras, ainda hoje o Forte é uma das maiores referências da cidade.  A construção secular conserva canhões que miram o mar e recebe centenas de turistas diariamente. De lá se pode observar o mar aberto, a exuberância da ponte Newton Navarro sobre o rio Potengi e o manguezal repleto de caranguejos “chama-maré”. 
A Praia de Ponta Negra é a  mais movimentada,  destacando-se pelo visual exuberante do Morro do Careca, duna gigante ladeada por mata atlântica, um dos cartões-postais do Estado. O bairro concentra grande parte dos hotéis e restaurantes da cidade. À beira-mar, é possível degustar espetinhos de camarão assados na hora com uma bebida gelada, acomodado em guarda-sóis na areia. 
VISITAS IMPERDÍVEIS – Entre as muitas e variadas opções de o visitante usufruir bons momentos, destacam-se: 
 Centro de Artesanato -  O prédio histórico que sediava um antigo presídio no século passado hoje reúne o melhor do artesanato potiguar. Cada cela abriga uma lojinha onde estão expostos rendas de bilro, garrafas de areia colorida e artesanatos diversos. O andar superior traz ainda uma galeria de arte contemporânea e de antiguidades. Na área externa, a antiga igrejinha virou um museu de ex-votos (objetos talhados em madeira para o pagamento de promessas de fieis católicos) com peças de todo o Nordeste. Do restaurante, a vista privilegiada mostra do alto o Forte dos Reis Magos, as praias do centro da cidade e as dunas do litoral norte. 
O Centro Histórico, no  bairro da Cidade Alta,  apresenta desde as mais antigas igrejas, como a Matriz de Nossa Senhora da Apresentação (1694), do Rosário (1714) e de Santo Antônio (1766), até prédios do séc. XIX em desenho neoclássico, com destaque para o Palácio Potengi, que hoje abriga a Pinacoteca do Estado.
 Parque das Dunas - É o segundo maior parque em área urbana do país – atrás apenas da Floresta da Tijuca, no Rio – com mais de mil hectares de dunas e mata atlântica. No Bosque dos Namorados, área do parque destinada à visitação, é possível fazer três diferentes trilhas – uma delas, para criança – que terminam em mirantes de frente para o mar da Via Costeira. Possui uma pista para caminhada, parques infantis, anfiteatro para eventos, um restaurante e uma lanchonete, além de museus e setores de pesquisa ambiental. 
Via Costeira - Com de 10 quilômetros, liga a praia de Ponta Negra às praias do centro da cidade. Quem trafega pela estrada aprecia, de um lado, o mar, e do outro, a mata atlântica e as dunas do Parque das Dunas. Concentra os hotéis cinco estrelas da cidade. 
GASTRONOMIA – A capital norterriograndense , não obstante seu  litoral longo e atraente, com ofertas de  excelentes momentos para variados divertimentos, também se destaca pela sua gastronomia. Naturalmente, os mariscos e peixes estão no cardápio. Mas uma culinária diversificada espalha-se por todos os restaurantes e estabelecimentos outros.  
São Vários os  pratos típicos de Natal , muitos deles também da culinária nordestina. Mas a famosa carne do sol aparece como o número um, desde os tempos do saudoso Restaurante do Lira. Normalmente vinda de Caicó, é  servida com feijão verde recheado de maxixe, quiabo e jerimum,  ou com a paçoca de feijão verde, acompanhada de macaxeira, batata doce e arroz,  Deixa qualquer vivente mais do que satisfeito. 
Mas também são destaque entre os pratos regionais  o cuscuz com frango, a galinha ao molho pardo - também chamada de galinha cabidela, a paçoca feita com pedaços desfiados ou pilados de carne de sol, farinha de mandioca e temperos. É bom não esquecer que a Caranguejada prende os natalenses e os turistas. 
Ponta Negra, Via Costeira e Lagoa Nova, circuito de bares e restaurantes estabelecido ao redor da Arena das Dunas,  são caminhos para uma excelente refeição, não esquecendo que em Petrópolis, Ribeira e Redinha há muitos restabelecimentos  de qualidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário