Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de abril de 2015

FUNDAÇÃO DE FORTALEZA - BANDEIRAS PRETAS NO PROTESTO DA BARRA DO CEARÁ

Um ato inusitado aconteceu na tarde da última segunda-feira, 13, em meio às comemorações do aniversário oficial da cidade de Fortaleza. Moradores da Barra do Ceará, vestidos de preto, no Marco Zero, protestaram contras as comemorações oficiais dos 289 anos da cidade. Continuam eles defendendo que a cidade realmente tem 411 anos, pois foi em 25 de julho de 1604, data em que aqui chegou Martin Soares Moreno, que se organizou o primeiro povoamento, simbolizado na Construção do Forte de São Tiago.  
Em ato de protesto teve como líder o professor Adauto Leitão, que há muitos anos vez lutando a fim de que “se restabeleça a verdade histórica”, segundo os seus estudos e firmeza de pensamento.  Para o estudioso e defensor da Barra do Ceará, “São 122 anos da história de Fortaleza jogados no lixo!”, apontando como a maior responsável pelo não reconhecimento do fato a então prefeita Luizianne Lins, que, com o seu peso, fez a Câmara Municipal não acolher a sua tese sobre o assunto, ficando  a data oficial da fundação da cidade mesmo no  13 de abril de 1726. 
 No próximo dia 25, os moradores da Barra do Ceará, segundo prometem,  mais mobilizados, estarão novamente fazendo um ato de protesto.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário