Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Minas Turismo Gerais 17/04/2015

1º FLIBH – De 25 a 28 de junho acontece o 1º  Festival Literário Internacional de Belo Horizonte.  Com o Tema - Imagina o Mundo, Imagina a Cidade a programação do FLI-BH prevê conferências, palestras, mesas de debates, oficinas, saraus, exposições, narrações de histórias, performances e apresentações de teatro e sessões de cinema. Escritores brasileiros e de língua espanhola, especialmente os latino-americanos, serão destaques. A participação de nomes do cenário literário nacional e internacional está prevista, além da presença de especialistas e pesquisadores dos campos de leitura e literatura, que oferecerão ao público oficinas especializadas, como de escrita literária e dramatúrgica, ilustração, editoração e mediação da leitura, entre outras. O homenageado será o poeta, contista e cronista Carlos Drummond de Andrade. Os pontos principais serão o Parque Municipal e o Teatro Francisco Nunes, mas o festival estará presente em todas as regiões por meio do BH Cidadania, dos centros culturais e de outros espaços. A descentralização das atividades culturais é meta primordial da Prefeitura. http://www.bhfazcultura.pbh.gov.br , Telefone: 31 3277-4682 ,promoção: Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Fundação Municipal de Cultura


SERRA DA MOEDA GANHARÁ ABRAÇO -  No próximo dia 21 de abril, a partir das 10h, a Serra da Moeda, em Brumadinho, ganhará o oitavo abraço simbólico em favor de sua preservação. Este ano, os organizadores do movimento querem chamar atenção para o quadro de escassez de água que acontece no país e para a necessidade da mobilização popular no seu enfrentamento. “A chamada 'crise hídrica' vivida hoje não é fruto de um fenômeno natural, mas um problema essencialmente político. A ONG Abrace a Serra da Moeda e diversos outros movimentos em defesa das serras e águas de Minas vêm reivindicando, há anos, políticas públicas efetivas para a preservação das águas e dos ecossistemas, como a criação de unidades de conservação, fundamentais para a garantia do direito à água desta e das futuras gerações”, afirma Ana Amélia Lage Martins, vice-presidente da ONG Abrace a Serra da Moeda. Desde a sua fundação, em 2008, a ONG tem realizado um trabalho com êxito em defesa da preservação das nascentes da Serra da Moeda, considerada de extrema importância para a recarga hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Como nos anos anteriores, a manifestação formará um imenso cordão humano ao longo da cumeeira da Serra, em direção ao alto da montanha. Durante o evento, haverá apresentação dos tradicionais grupos culturais, como os de Congado e Moçambique, oficina de fotografia e painel de ilustração. O evento contará, também, com a presença de organizações que atuam em defesa do meio ambiente. 
O movimento Abrace a Serra da Moeda, que acontece desde 2008 quando ocorreu o primeiro abraço simbólico, reúne dezenas de comunidades de Brumadinho e Moeda, dentre condomínios horizontais, moradores e sitiantes da encosta e remanescentes quilombolas que vivem no vale da Serra da Moeda e que se uniram no final de 2007, quando a empresa Ferrous Resources do Brasil, um fundo de investimento estrangeiro, anunciou sua intenção de explorar a antiga Mina Vista Alegre, também conhecida como Serrinha, localizada próxima ao distrito histórico de Piedade do Paraopeba. 

 Jornalista Sérgio Moreira 
sergio51moreira@bol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário