Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

SOS - O TURISMO DA PARNAÍBA NECESSITA ATENÇÃO

Para não dizer que tudo são flores na acolhedora Parnaíba e no litoral do Piauí fica-se a pensar o porquê  do descaso com o turismo do município. Parece que as autoridades locais e do Estado subestimam o que de melhor têm  oferecer para dinamizar uma atividade que, em recente passado,  foi atração de brasileiros e estrangeiros. É uma dádiva ser a porta de entrada do Delta do Parnaíba, o único em mar aberto das Américas e o terceiro maior do mundo. E um litoral pequeno, mas com muitas opções.
De uns anos para cá, o Ministério do Turismo investiu e ainda investe  na ainda hoje muita falada mas pouco visitada Rota das Emoções, um paraíso da natureza que reúne Jericoacoara, no Ceará, o Delta do Parnaíba e os Lenções Maranhenses. Recentemente, o bom  aeroporto em Parnaíba foi reformado a fim de receber turistas estrangeiros e brasileiros para que conheçam tão privilegiado roteiro. 
À primeira vista, tem-se impressão de que as autoridades piauienses, e da Parnaíba e Luís Correia, em particular,  não despertaram para a importância  representada pela Rota das Emoções,   fator imensurável para modificar o perfil econômico do Estado. Não há promoção maciça, movimentação continuada visando atrair turistas de todas as partes do mundo. Será que estão pensando ser promoção turística gasto supérfluo, sem retorno? Daí, o Ceará, que tem o destino Jericoacoara consolidado, dando retorno, já haver construído o aeroporto de Jijoca, bem vizinho a Jeri. Enquanto isto, o  Aeroporto Internacional de Parnaíba - Prefeito Dr. João Silva Filho, em condições de operar com aeronaves do tipo Boeing 767-300 - capacidade para transportar 300 passageiros e carga, está quase ocioso. Hoje, a Azul faz o trecho Fortaleza-Parnaíba 4 vezes por semana, e Parnaíba-Teresina 2 vezes por semana com conexões para outros estados
TURISMO DE NATUREZA –É rico e atraente o turismo de Parnaíba,, principalmente o de natureza. Está na cidade um dos braços do Delta, no "rio" Igaraçu. Na margem esquerda  do Igaraçu, a Ilha Grande de Santa Isabel, já no delta do rio Parnaíba. É o Portal com sua exuberância de paisagens, de manguezais até chegar ao braço primeiro do Delta. 
Infelizmente, agora Parnaíba perdeu um dos melhores pontos turísticos. A Lagoa do Portinho , muito procurada pela exótica beleza, quase totalmente cercada de dunas,   com as águas azuis, de acordo com o sol,  ficando  verdes. Era ideal para  a prática de desportos aquáticos:  banana boat , jet ski e windsurfe. Está completamente seca. As areias das dunas e  a incúria no tratamento do problema ocasionam Parnaíba perder uma de suas melhores atrações turísticas. 
O Porto das Barcas que visitamos não tem a mesma atração de anos anteriores, como ponto turístico. Está mal cuidado, sub utilizado. Não encontramos lá o mesmo charme de uns anos atrás, quando o Fórum de Turismo do Ceará, com  a participação do então prefeito de Camocim e hoje deputado estadual, Sérgio Aguiar, reuniu-se com o “trade” turístico parnaibano, inclusive com o então Governador Mão Santa. Está bastante degradado. Na parte melhor cuidada, acham-se um bom auditório e salas com atendimentos sob o patrocínio da Associação Comercial. Não vimos equipamentos  turísticos. A maioria das lojas de artesanato estão fechadas. Uma pena.
Louve-se as avenidas mais importantes , todas bem cuidadas. Na Avenida São Sebastião está o corredor gastronômico da cidade; a Pinheiro Machado e a Presidente Getúlio Vargas, são bem largas e oferecem  boas condições para o tráfego. As praças da Graça,  Santo Antônio, Mulher do Pote, do Poeta e Júlio Augusto são agradavelmente arborizadas. Mas, outro sinal de descaso com a preservação do patrimônio histórico: a casa em que viveu por anos o escritor Humberto de Campos e o seu famoso Cajueiro são memórias quase extintas. 
Como pontos de cultura e lazer, há o Multicine Cinemas e Cine Delta,  os teatros do SESC e o Saraiva. Acrescente-se que as festas juninas, com  quadrilhas, bumba-meu-boi, teatro e música  são as mais badaladas do Estado, realizadas na praça de eventos Mandu Ladino.
 CARNAVAL – Atualmente, o Carnaval da cidade de  Parnaíba é muito procurado, principalmente por famílias de Teresina e de  estados da vizinhança. A folia é zoadenta e divertida, em meio aos desfiles de escolas de samba e blocos de sujos. Muita descontração, lembrando os velhos carnavais. As maiores concentrações ocorrem na avenida   São Sebastião. 
O Carnaval rola solto, também, nas praias. À tarde, uma multidão brinca descontraidamente na Praia do Coqueiro, continuando o folguedo à noite, ainda no litoral de Luís Correia.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário