Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

O PORTO QUE O ESTADO DO PIAUÍ NUNCA TEVE

Com um litoral de apenas 66 quilômetros, o Piauí ressente-se e muito de um porto para que melhor deslanche economicamente. No tempo de regime militar, de 1964 a 1985, com o Ministro Reis Veloso, parnaibano, houve  tentativa da construção de um caís em Luís Correia,  a cidade mais importante do litoral do Estado, distante apenas 14,2Km de Parnaíba
Projeto feito, muita verba disponível, obras iniciadas a todo o vapor. Não se sabe por que cargas d'água,  os  trabalhos que iam em ritmo acelerado diminuíram e pararam de vez. Parece que se “descobriu” que o canal não possuía  condições necessárias para ser  suporte do porto, sabe-se lá, pois não possuía profundidade adequada e cada vez mais havia assoreamento. Os responsáveis pelo projeto não verificaram antes o problema, por que? 
Visitamos este que seria o porto do Piauí, na praia de Luís Correia. Fomos até boa parte de espigão a dentro. Abandono. Tristeza. Lá longe, o farol na praia de Atalaia. Milhões de reais tirados do povo até agora jogados ao mar.
Como já se escreveu, o Porto Luís Correia, deveria ter 10m de profundidade e 5,4 quilômetros extensão,6 armazéns,4 unidades, quebra-mar artificial de 550 m e cais para atracação com estação de passageiros. 
Em passado recente, voltou-se a falar da importante construção. Adiantava-se que  projeto dos governo do estado com a aval do  governo federal  tratava da  “conclusão do complexo portuário e sua expansão, com total de R$280 milhões, que está incluindo no PAC”, agora com a  denominação de Complexo Portuário Amarração. Com ele, iria também uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). O tempo passa e até agora nada. Sonho de uma noite de verão. Mesmo com muita desconfiança, não custa sonhar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário