A BH Airport, concessionária do Aeroporto
Internacional de BH, inaugurou na última terça-feira, 6, o novo Terminal de Passageiros, que amplia em mais de 60% a área atual do aeroporto
e acrescenta 17 novas pontes de embarque à estrutura. A expansão irá aumentar
sua capacidade para 22 milhões de passageiros/ano.
Com a entrada em operação das novas instalações, o
Aeroporto de BH tem capacidade para atender a demanda de passageiros pelos
próximos dez anos, colocando à disposição do setor de turismo a infraestrutura
necessária para ampliar o fluxo de visitantes ao Estado, contribuindo para
aquecer os negócios nesta área.
DESTINOS E CONECTIVIDADE - A BH Airport está
buscando ampliar sua malha aérea, possibilitando maior conectividade com o
interior de Minas e com as cidades da região central com outros destinos no
Brasil e no mundo. A concessionária quer fortalecer o Aeroporto como a
principal porta de entrada e saída do Estado de Minas Gerais.
Para isso, a empresa desenvolveu um forte programa
de incentivos à criação de novos voos e destinos, que já apresenta
resultados: em dois anos de trabalho, o
número de cidades com voos diretos a partir do Aeroporto Internacional de BH
passou de 31 para 41 cidades.
OPERAÇÃO E SERVIÇOS - O novo Terminal de
passageiros está totalmente integrado aos saguões de embarque e desembarque já
existentes no Aeroporto A nova estrutura é uma continuidade do Terminal
existente. Com a ampliação – em cerca de 52 mil m², a área total do Aeroporto
passa para 132 mil m² e os dois terminais ficam completamente integrados.
A nova área do Terminal irá concentrar as operações
internacionais, atualmente feitas pelo Terminal 3. O check-in doméstico
continuará sendo feito nas instalações já existentes (Check-in 1 e 2), mas os
passageiros poderão utilizar as pontes de embarque da área nova, utilizando a
sala de embarque.
O acesso e a circulação de passageiros na nova área
do Aeroporto serão distribuídos em dois níveis. Os embarques para voos
internacionais serão feitos pelo nível superior da nova área do Terminal,
acessado por meio de um viaduto construído pela BH Airport. Os desembarques serão pelo piso térreo, como
nos principais aeroportos do mundo.
Para facilitar o deslocamento dos passageiros
dentro do novo Terminal, que tem 650 metros de comprimento, a nova área está
equipada com seis esteiras rolantes. Além disso, há quatro esteiras de
devolução de bagagens, cinco canais de inspeção, dois canais de inspeção da
Receita Federal e dez guichês para conferência de passaporte, além de 18
elevadores, 9 escadas rolantes e mais 2.200 vagas de estacionamento.
Entre as inovações tecnológicas, na ampliação está
previsto o bagdrop, serviço que permite ao próprio passageiro etiquetar e
despachar sua bagagem; além de equipamento de controle eletrônico para acesso à
sala de embarque com leitura dos cartões de embarque por meio de e-gates.
SALA VIP E FREE SHOP - Com a expansão do Terminal,
o Aeroporto de BH passa a oferecer uma sala VIP, que poderá ser utilizada por
qualquer passageiro que quiser pagar pelo acesso, e um restaurante
internacional.
A Duty Free instalou duas novas lojas free shop,
uma no embarque e outra no desembarque, com total de 923 m² para atender aos
passageiros de voos internacionais.
Na área de acesso restrito aos passageiros estão
instaladas novas opções de alimentação.
PRAÇA MINEIRA - Na tentativa de valorizar a cultura
e identidade mineiras do Aeroporto por meio de sabores e produtos tradicionais
do Estado, a BH Airport, em setembro, inaugurou a Praça Mineira, um espaço de
compras com mais de 3 mil m² de área que proporciona um mix de produtos e
serviços selecionados pela sua história, tradição e qualidade.
INVESTIMENTOS -
O novo Terminal é a principal obra de curto prazo da concessionária e
está prevista no contrato de concessão. A BH Airport investiu R$ 870 milhões no
complexo de obras, que inclui a implantação do novo Terminal de Passageiros, a
reconfiguração do sistema viário de acesso ao aeroporto, a ampliação da área de
pátio para aeronaves e novas vagas de estacionamento de veículos, além da
revitalização do Terminal existente.
As novas instalações para passageiros foram
construídas em 14 meses - um prazo considerado curto para o tamanho do
empreendimento - e chegou a empregar cerca de 1.500 colaboradores durante a
obra. A entrada em operação do novo Terminal deverá gerar mais de 300 empregos,
entre diretos e indiretos.
E O DE FORTALEZA? - Enquanto os mineiros estão de
parabéns, o Aeroporto Internacional de Fortaleza aguarda o leilão que ocorrerá
em 16 de março do próximo ano para se saber que terminará o remendo que está
por lá. Diga-se que as obras do Pinto
Martins deveriam ser entregues em dezembro de 2013, mas...
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