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quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

HOSPEDAGEM E ALIMENTAÇÃO: 172 EMPRESAS RECEBERAM O SELO DE QUALIDADE DO SEBRAE

Empresas dos segmentos de alimentação fora do lar, hospedagem e eventos de Fortaleza e das regiões de Aracati, Limoeiro, Quixadá, Crateús, Tauá, Metropolitana e Baturité que se destacaram pela excelência no atendimento e na prestação de serviços receberam ontem, 7, o Selo de Qualidade do Sebrae. A solenidade de entrega da certificação realizou-se às 8h30, no Hotel Romanos/Messejana, contando com a presença de autoridades e representantes de toda a cadeia turística do Ceará
Para receber o Selo de Qualidade do Sebrae, todas as empresas inscritas no programa passam por um processo rigoroso de avaliação, onde são analisados mais de 200 itens. Após a avaliação inicial, as empresas recebem um relatório com a análise de todos os pontos e as sugestões de melhorias. As empresas também recebem um prazo para realizarem os ajustes necessários e em seguida passam por uma nova análise, onde é elaborado um relatório final.  Os estabelecimentos que obtiveram o índice mínimo de 80% em cada um dos itens analisados seguem para avaliação final de um Comitê Gestor, formado por representantes de instituições do segmento de turismo. De acordo com a gestora estadual de turismo do Sebrae, Evelyne Tabosa, isso acaba obrigando as empresas participantes a estarem sempre buscando melhorar os seus serviços. “
Desde sua criação, em 1997 o programa do Sebrae já beneficiou mais de 1700 empresas de todas as regiões do estado. A edição deste ano contou com a inscrição de 252 empresas, representando um acréscimo de mais de 10% em relação ao número de inscritos no ano passado. Deste total, 172 empresas conseguiram conquistar a certificação.
Na edição deste ano, as regiões que obtiveram o melhor aproveitamento em relação ao número de inscritos e conquista do Selo, foram as de Crateús e Iguatu. Todas as empresas inscritas este ano nas duas regiões conquistaram a certificação. Em seguida, ficaram os estabelecimentos de Fortaleza e da região do Cariri, com um aproveitamento de 97% e 84%, respectivamente.

FORTALECIMENTO DO TURISMO - Para o superintendente do Sebrae, Joaquim Cartaxo, a atuação do Selo de Qualidade dá uma contribuição importante para o desenvolvimento do turismo no Estado. “Na medida em que os estabelecimentos de hospedagem e alimentação investem na qualificação, isso se reverte na imagem positiva da empresa e também na do Estado”. De acordo com Cartaxo, o trabalho do Selo é justamente o de ajudar estas empresas a identificarem os pontos que podem ser melhorados e dar a elas o suporte necessário de capacitação e consultorias para corrigir estes problemas. “No final o que queremos é que o Ceará seja reconhecido, nacional e internacionalmente, pelo serviço de qualidade de suas empresas do segmento do turismo”.

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