Empresas dos segmentos de alimentação fora do lar,
hospedagem e eventos de Fortaleza e das regiões de Aracati, Limoeiro, Quixadá,
Crateús, Tauá, Metropolitana e Baturité que se destacaram pela excelência no
atendimento e na prestação de serviços receberam ontem, 7, o Selo de Qualidade
do Sebrae. A solenidade de entrega da certificação realizou-se às 8h30, no
Hotel Romanos/Messejana, contando com a presença de autoridades e
representantes de toda a cadeia turística do Ceará
Para receber o Selo de Qualidade do Sebrae, todas
as empresas inscritas no programa passam por um processo rigoroso de avaliação,
onde são analisados mais de 200 itens. Após a avaliação inicial, as empresas
recebem um relatório com a análise de todos os pontos e as sugestões de
melhorias. As empresas também recebem um prazo para realizarem os ajustes
necessários e em seguida passam por uma nova análise, onde é elaborado um
relatório final. Os estabelecimentos que
obtiveram o índice mínimo de 80% em cada um dos itens analisados seguem para avaliação
final de um Comitê Gestor, formado por representantes de instituições do
segmento de turismo. De acordo com a gestora estadual de turismo do Sebrae,
Evelyne Tabosa, isso acaba obrigando as empresas participantes a estarem sempre
buscando melhorar os seus serviços. “
Desde sua criação, em 1997 o programa do Sebrae já
beneficiou mais de 1700 empresas de todas as regiões do estado. A edição deste
ano contou com a inscrição de 252 empresas, representando um acréscimo de mais
de 10% em relação ao número de inscritos no ano passado. Deste total, 172
empresas conseguiram conquistar a certificação.
Na edição deste ano, as regiões que obtiveram o
melhor aproveitamento em relação ao número de inscritos e conquista do Selo,
foram as de Crateús e Iguatu. Todas as empresas inscritas este ano nas duas
regiões conquistaram a certificação. Em seguida, ficaram os estabelecimentos de
Fortaleza e da região do Cariri, com um aproveitamento de 97% e 84%,
respectivamente.
FORTALECIMENTO DO TURISMO - Para o superintendente
do Sebrae, Joaquim Cartaxo, a atuação do Selo de Qualidade dá uma contribuição
importante para o desenvolvimento do turismo no Estado. “Na medida em que os
estabelecimentos de hospedagem e alimentação investem na qualificação, isso se
reverte na imagem positiva da empresa e também na do Estado”. De acordo com
Cartaxo, o trabalho do Selo é justamente o de ajudar estas empresas a
identificarem os pontos que podem ser melhorados e dar a elas o suporte
necessário de capacitação e consultorias para corrigir estes problemas. “No
final o que queremos é que o Ceará seja reconhecido, nacional e
internacionalmente, pelo serviço de qualidade de suas empresas do segmento do
turismo”.
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