Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

ARACATI: TUDO PARA DESLANCHAR NO TURISMO

Antonio Jose de Oliveira
Presidente da Abrajet CE
Neste artigo, vamos destacar, dentre os mais de 60 municípios cearenses, com atrativos turísticos, o de Aracati, com seus casarões históricos, lindas praias e população hospitaleira, cujo atual prefeito Bismarck Maia tem tudo, para dinamizar as atividades turísticas e culturais da vetusta Aracati, município-berço de nossos familiares, por parte de mãe, ou seja, das famílias Viana Barbosa e Barbosa Viana, outrora residentes, no ex-distrito de Passagem das Pedras, depois se emancipando de Aracati, passando a ser município, com a denominação de Itaiçaba . Neste município, há uma localidade chamada Barreira dos Vianas, tendo sido nosso avô materno delegado de Polícia e responsável pelos Correios lá pela década de 40.
Mas, qual porquê de dizermos que Aracati tem tudo, para deslanchar no Turismo? Simplesmente, por seu atual gestor Bismarck Maia ter sido, além de agente de viagens, ex-diretor da Companhia do Desenvolvimento Turístico do Ceará (Coditur), sucessora da Emcetur (Empresa Cearense de Turismo, no Governo do Ciro Gomes, ex-diretor de Economia e Fomento da Embratur e ex-deputado federal, eleito com mais de 150 mil votos, e ex-presidente da CTI, órgão que reúne todos os presidentes das empresas públicas de Turismo do Nordeste.
Em 2001, indicamo-lo, para ser homenageado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Seccional do Ceará – por seu trabalho incansável de Bismarck Maia, desde a época, em que ocupava o cargo de Diretor, na extinta CODITUR ( Companhia de Desenvolvimento Turístico do Ceará ), Governo Ciro Gomes, culminando com sua administração, na  Embratur, como diretor de Economia e Fomento, cargo de relevância na estrutura organizacional desse órgão público federal.
Mas, por questão de justiça, diga-se que Bismarck contou sempre com o irrestrito apoio e ajuda do batalhador, competente e ético, ex-Ministro do Esporte e Turismo, Caio Luiz de Carvalho ( o Caíto ), também ex-presidente da Embratur.  Mesmo sem atuação, na área turística, é preciso acrescentar que ambos sabem reconhecer e valorizar as atividades turísticas e estão conscientes de que muito ainda terá de ser feito para o desenvolvimento sustentável desse segmento econômico em nosso país e, puxando a brasa para nossa sardinha, no Ceará e, agora, em Aracati, município do qual Bismarck foi eleito prefeito e tomou posse recentemente.
O certo é que Bismarck Maia, na diretoria da Coditur, como ex-secretário estadual do Turismo, e na Embratur, não apenas contribuiu para o fortalecimento do Turismo Cearense, bem como para o de outros Estados do Brasil, quer na promoção de eventos, inclusive internacionais, que na liberação de verbas, para ampliação e modernização da infraestrutura de suporte ao turismo, (Centro de Eventos do Ceará, o maior da América Latina), a duplicação das vias de acesso aos pontos turísticos dos Litorais Leste e Oeste, da construção dos aeroportos de Jericoacoara e de Aracati, sem falar da capacitação e profissionalização dos envolvidos nas atividades turísticas pelo país afora.
Não somos dados a elogiar autoridades públicas, pois, se fazem ótima administração, é obrigação deles e tem mais: uma gestão com ética, transparência e profissionalismo. Mas, se elogiamos Bismarck, é para servir de exemplo a outros gestores.  Não podemos negar ser ele, quando está à frente de cargos públicos, um dínamo, no setor público, fato este que nos deixa orgulhosos, por ser um cearense, com destaque, no cenário nacional, nessa área específica. Dínamo, sim, porém com os pés no chão, ciente de que o exercício de atividades públicas exigem profissionalismo, transparência e ética e não somente recursos financeiros, em abundância, para desenvolver a apelidada “ Indústria sem Chaminé”, ou administrar bem um município pela primeira vez.
Ah! Bismarck foi também Deputado Federal, eleito com mais de 150 mil votos. Para não nos alongarmos, externamos a Bismarck Maia, os sinceros parabéns pela nova missão e dizer-lhe: a bola foi-lhe entregue. Que faça muitos “gols” a favor do município de Aracati, valorizando a Educação, a Saúde Pública, a Segurança, que, por incrível que pareça, tornou-se um dos atrativos turísticos (Ninguém quer visitar lugares inseguros) e dê vez, ainda, ao Turismo Aracatiense, capaz de trazer inúmeros benefícios socioeconômicos e culturais, sem falar do bem-estar para sua população. E fica o apelo: JAMAIS DEIXE A BOLA DE UMA EXEMPLAR ADMINISTRAÇÃO MURCHAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário