Pesquisar este blog

sexta-feira, 31 de março de 2017

PREFEITOS: INVISTAM NAS ATIVIDADES TURÍSTICAS

Antonio Jose de Oliveira
Presidente da Abrajet CE
Ao assumirem seus cargos, em janeiro de 2017, os novos prefeitos, de quase dois mil municípios, detentores de atrativos turísticos, dos 5.568, em todo o Brasil, (Alguns foram reeleitos; outros administrarão suas comunas pela primeira vez), acreditamos terem criado ou deram continuidade de funcionamento às Secretarias Municipais de Turismo, Cultura e Esportes. 
Bem! A todos eles, fizemos, logo após serem empossados, um indispensável apelo (na qualidade de jornalista e presidente da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Seccional do Ceará (Abrajet-Ceará) - e que, há mais de 35 anos, escreve sobre assuntos turísticos. 
Nossa reivindicação foi para que se interessassem mais pelas atividades turísticas e investissem neste segmento econômico. Em agindo assim, carreariam recursos financeiros para os cofres municipais, gerariam mais empregos e divulgariam o que existe de belo, útil e agradável em suas localidades.
Passados alguns meses, voltamos a lembrar aos prefeitos cearenses, cujos municípios possuam atrativos turísticos, para que se lembrem de  investir na infraestrutura de suporte ao turismo e na promoção do potencial turístico, visto, por mais atrações de que disponha um polo turístico, sem vias de comunicações (telefonia, transportes, estradas etc.), hospedagem e divulgação, é difícil atrair turistas. 
Acrescentamos, ainda, que deve ser preocupação dos gestores municipais  a qualidade dos serviços prestados. Urge, pois, qualificar a mão de obra ociosa e a que está em atividade. No Brasil, pecamos muito na parte de serviços.
Agora, outro lembrete: os prefeitos não deviam nomear, para órgãos municipais do turismo, pessoas desentendidas, nesse segmento econômico, ou -  pior ainda -  não têm interesse por este tipo de atividade. Se for verdadeiro esse fato, perdem o turismo, a população local e os turistas. É bom destacar que dirigentes de órgãos de turismo, despreparados e não éticos, só atrapalham e denigrem a imagem do órgão e emperram o incremento das atividades do setor.
No Ceará, apesar de ser um Estado pobre, devem os prefeitos de municípios turísticos, se ainda não o fizera, busquem articulação com a Secretaria Estadual do Turismo – Setur – haja vista que esse órgão tem condições de formalizar parcerias e, num trabalho conjunto, elaborar um plano turístico para os municípios. Os prefeitos dispõem, também, da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).
Ao final, só nos resta escrever: deixem, senhores prefeitos, (para os que não acreditam no turismo), o comodismo de lado. Tenham a certeza de que a exploração racional do turismo traz inúmeros benefícios, para seus municípios, como mais impostos, mais empregos, maior geração de renda, porém com a preocupação, é claro, em melhorar as condições de vida da população, sem falar da divulgação da cultura do polo receptivo.
Sucessos, prezados prefeitos. E, agora, não se esqueçam de nosso apelo: TUDO PELO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TURISMO DE SEU MUNICÍPIO. E atenção para este fato: Turismo que não se anuncia, esconde-se. Mãos à obra, porém com profissionalismo, ética e transparência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário