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sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

SEMINÁRIO - SOLUÇÕES AMBIENTAIS PARA CONCESSÕES RODOVIÁRIAS E FERROVIÁRIAS

Segunda e terça-feira da próxima semana, representantes do governo, de órgãos de controle, das universidades, do mercado e de outras instituições vão se reunir no auditório do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação (MTPA) para o 1° Seminário Socioambiental em Infraestrutura de Transportes – VIA VIVA. Mais de 40 especialistas vão apontar soluções para resolver os problemas ambientais que impedem ou atrasam as obras de infraestrutura em transportes no país e difundir as soluções de sucesso.
Deste seminário, que passará a acontecer todos os anos, vão sair três medidas com o intuito de abrir os caminhos do meio ambiente para as obras de infraestrutura: será criada uma comissão permanente para analisar e propor soluções; o conteúdo será editado num relatório e colocado à disposição do setor; e serão publicados artigos e outros documentos originados no evento.
Como o seminário – idealizado pelo Departamento de Gestão Ambiental e Desapropriação (DGAD) da Secretaria Nacional de Transportes Terrestre e Aquaviário (SNTTA) do MTPA, estas medidas serão anuais.
ENTRAVES – Os conflitos socioambientais ainda são relacionados aos fatores críticos para o andamento de empreendimentos. Muitas vezes, os atrasos e as paralisações de obras de infraestrutura são relacionados aos entraves socioambientais. Órgãos empreendedores e representantes do mercado destacam a dificuldade para a obtenção de licenças, autorizações e liberação das frentes de serviço. Já os licenciadores e fiscalizadores apontam falhas no planejamento entre outros gargalos.
O VIA VIVA surge com o propósito de buscar soluções socioambientais efetivas, materializar diretrizes, apresentar propostas e oportunidades que contribuam para o direcionamento das questões relacionadas à infraestrutura de transportes no Brasil.
“CASES” – Por meio de painéis, palestras e estudo de casos, os especialistas tratarão de temas sobre o aperfeiçoamento da gestão socioambiental dos empreendimentos de transportes terrestres (rodovias e ferrovias), possibilitando a exposição de pontos de vista distintos, criando um ambiente propício ao desenvolvimento de respostas objetivas e factíveis aos entraves identificados. Serão apresentados painéis com casos de sucesso, apresentando soluções que deram certo; e insucesso, revelando o que deu errado. Estes “cases” serão objeto dos debates.

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