Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

MARTA ROSSI: SUCESSO NO TURISMO DE GRAMADO.

Antonio Jose de Oliveira
Presidente ABIH CE
O artigo desta semana é dedicado à empreendedora Marta Rossi, responsável pela implementação, com parcerias nacionais e internacionais, da Feira Internacional de Turismo (Festuris), promovida, há 29 anos, na primeira quinzena de novembro, na linda, limpa e acolhedora cidade de Gramado, Estado do Rio G. Do Sul. Ela, em sociedade com seu filho Maurício, e o filho de sua ex-sócia (falecida) Sílvia Zorzanello, isto é, o empresário do turismo, Eduardo Zorzanello, com uma equipe competente e dedicada, dão continuidade ao considerado maior evento de negócios do turismo, no Brasil, com repercussão em outros países, que, anualmente, dele participam.
Lembramo-nos de que conhecemos as empresárias Marta Rossi e Sílvia Zorzanello, no primeiro semestre de 1995, se não nos falha a memória, quando da realização do V Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Nacional), na cidade serrana de Caxias do Sul-RS, num ônibus, que nos transportavam, para almoço, na fábrica de ônibus de turismo, a Marcopolo. Naquele ano, conheceram vários profissionais de Imprensa, oriundos de diversos Estados do Brasil, para solicitar-lhes divulgação de suas ações em benefício do turismo de Gramado.
Mas, o que mais nos chamou a atenção, ao conhecer Marta e Sílvia, foi a simplicidade, educação, fineza de ambas, no trato com os colegas jornalistas de turismo, oriundos de 23 Estados do Brasil, dos 26 existentes, além do Distrito Federal (Brasília). Decorreram anos e somente fomos rever Marta Rossi, em 2015, no Festuris, quando já desfrutava seu evento de projeção nacional e internacional. Foi a primeira vez, então, que participamos do 27º Festuris na companhia dos colegas abrajetianos José Carlos de Araújo e José Rangel. Sabíamos das belezas naturais e artificiais de Gramado, porém por fotografias, situação bem diferente do que a de pisar seu solo e apreciar a cultura de sua gente e o que há de belo, útil e agradável na sedutora cidade gaúcha.
Ainda sobre Gramado, tivemos a satisfação de ser convidado por Marta Rossi, para participar do 29º Festuris, de 9 a 12 de novembro de 2017, o que nos possibilitou revê-la e ser fotografado a seu lado, depois da entrevista coletiva, concedida a profissionais dos veículos de comunicação  nacionais e internacionais. Na oportunidade, disse-me, em primeira mão, que viria a Fortaleza, no dia 11 de dezembro, do ano em curso, atendendo convite da presidente do Skal local e Nacional, respectivamente, Epitácio Lopes e sua esposa Priscila Cavalcanti, para receber o troféu dessas entidades, que congregam profissionais do turismo de diversos segmentos, pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento sustentável do turismo de Gramado, elogiado por quantos militam nessa área.
Por último, um pouco da pessoa e da profissional Marta Rossi, segundo pesquisa na Internet: uma empreendedora gaúcha de sucesso. É diretora/fundadora da empresa Rossi & Zorzanello de Gramado. Dentre os projetos próprios, idealizou e realiza o FESTURIS Gramado - Feira Internacional de Turismo, Gramado Summit e Chocofest. A empresa, que a executiva comanda se destaca, ainda, pela organização de eventos terceirizados, como congressos e simpósios, promovendo o turismo corporativo na Serra Gaúcha.
Graduada em Relações Públicas, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Marta Rossi iniciou sua carreira, na prefeitura de Gramado, com desenvolvimento de projetos na área educacional, em 1973. Ingressou no segmento do Turismo, no início da década de 80, tendo atuado nos principais hotéis de Gramado. Foi, nesta época, que conheceu Sílvia Zorzanello, com quem fundou, em 1988, a empresa Marta Rossi & Silvia Zorzanello - Feiras e Empreendimentos. Trabalharam juntas até o falecimento da sócia, em 2010.
Parabéns aos presidentes do Skal e à homenageada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário