Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

GOVERNO BAIANO CORRE ATRÁS DA RECUPERAÇÃO

Carlos Casaes
Abrajet BA
O OBJETIVO É O “HUB” DE COMPANHIA AÉREA -  Pelo menos três Estados do nordeste brasileiro estão envidando esforços em busca de assegurar a preferência para a confirmação de um “hub” de companhia aérea para o seu aeroporto. Pernambuco, Ceará e Bahia encontram-se nessa disputa pela preferência.
Com esse objetivo, o Governador da Bahia, Rui Costa, assegurou a decisão de conceder isenção de ICMS a companhia que assegurar a preferência pelo Aeroporto, que já foi Dois de Julho e, hoje, é Deputado Luiz Eduardo Magalhães. Decreto publicado no Diário Oficial do Estado assegura essa concessão especial decidida pelo Governo do Estado baiano.
A GOL NA LINHA DE VISÃO DO GOVERNO - Uma das companhias visadas pelo privilégio da medida é a GOL, que está buscando espaço para instalar o seu centro de conexões de voos na Região Nordeste, identificado como “hub”. O benefício incide sobre a exclusão de cobrança do tributo, com respeito a importação do material que deverá ser utilizado na instalação da estrutura.
Evidente que é um incentivo a mais, dentre uma série de vantagens que são expostas a obtenção do privilégio pela empresa que optar pelo aeroporto de Salvador. Por causa dessa iniciativa do Governo baiano, a preferência pelo seu aeroporto cresce em possibilidades, no contexto da disputa entre os três principais Estados.
AIR FRANCE ENVOLVIDA NESSA DISPUTA - Embora seja uma companhia aérea estrangeira, a Air France aparece como uma das mais interessadas pela questão, porquanto está sendo apontada como a empresa que, na realidade, deverá decidir pela preferência da GOL, uma vez que esta é a companhia que cumprirá parceria para a operação de voos internacionais a partir do Nordeste Brasileiro.
A grande expectativa reside na informação de que o comando da empresa franco-holandesa tem fixado no próximo dia 30 como o limite para a adoção da decisão respeitante a preferência por um dos três aeroportos para a instalação do tão badalado (hub). Um alento para a Bahia é o fato de que foi uma empresa francesa quem ganhou a concorrência para administrar o aeroporto baiano.
“UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL” -  A corrida pela obtenção da preferência das companhias aéreas é consequência natural da corrida pelo desesperado aumento do fluxo turístico. Isto em virtude do fato de que, no início deste ano, os índices de ocupação hoteleira, especialmente, não foram favoráveis. Fato que, particularmente de referência, sobretudo, a Bahia, vem obtendo déficits de ocupação nestes últimos anos, constituindo numa preocupação das lideranças do turismo local.
Um alento veio no último mês de julho, quando as projeções confirmaram uma ligeira recuperação no fluxo de visitantes a Cidade do Salvador. O fluxo de turistas, no mês passado aumentou em 5%, na capital baiana, sendo um tênue “refresco” para a hotelaria, sobretudo, mas ainda muito incipiente, diante dos índices gerais.
ESTADO E MUNICÍPIO CORREM EM BUSCA DE PROMOÇÃO -  É mais uma razão pela qual os governos do Estado e do Município, através das suas Secretarias de Turismo, estão correndo atrás de promoções que possam demandar uma recuperação ponderável dos índices de visitação. É nessa direção que os titulares das secretarias respectivas estão objetivando até a conquista de eventos internacionais que possam funcionar como aceleradores da preferência do mercado internacional. 
REGATA “JAQUES VABRE 2017” NA MIRA -  
Na perspectiva de Estado e Município encontra-se a Regata Internacional “Jaques Vabre 2017”, competição da maior importância que é realizada a cada dois anos. A origem dessa regata é na cidade francesa de “Le Havre” e o seu direcionamento, é, preferencialmente, para o Continente Sul-americano.
O trajeto é conhecido como a rota do Café e pode se destinar também para a América Central, como já ocorreu, quando o porto final foi a cidade de Puerto Limón, na Costa Rica. Salvador já foi a destinatária das duplas de velejadores que concorrem nessa regata, mas também já teve oportunidade de perder espaço para Itajaí, em Santa Catarina, 
SECRETÁRIOS VÃO A FRANÇA TENTAR CAPTAR O EVENTO - Com o objetivo de assegurar a confirmação de Salvador como o destino final das duplas de velejadores, Paris é o destino dos Secretários Municipal e Estadual de Turismo, respectivamente, Cláudio Tinoco e José Alves. Perseguem a confirmação de Salvador como o ponto de chegada da maior regata transatlântica do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário