Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

ATÉ AMANHÃ - XI ENCONTRO MESTRES DO MUNDO EM LIMOEIRO DO NORTE

Lançamento do Encontro dos Mestres no Cine S Luiz
Desde anteontem e até amanhã,2, está acontecendo com êxito o XI Encontro Mestres do Mundo,  em Limoeiro do Norte (CE), uma promoção da  Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. O evento reúne os Tesouros Vivos da cultura cearense em uma rica e vasta programação, contemplando apresentações artísticas, oficinas, rodas de saberes e seminário, que visam proporcionar a convivência e o repasse de saberes entre os Mestres e Mestras, além da divulgação e fruição da cultura popular do Estado. Este ano, o encontro é realizado em parceria com o Instituto Assum Preto de Arte, Cultura, Cidadania e Meio Ambiente, instituição selecionada por meio de edital lançado pela Secult.
No total, mais de 50 Mestres da Cultura do Ceará e seus grupos participam das atividades, incluindo ainda convidados do Nordeste, Brasil, Uruguai e Cabo Verde. Esta edição ocupa novos locais, instalados na Praça Maestro Odílio Silva (conhecida como Praça da Rodoviária), propondo a criação do “Território de Delicadezas” formado pela Arena dos Mestres, para as apresentações artísticas à noite; a Feira e Mostra Gastronômica de Artesania Familiar, e o Espaço de Saberes Múltiplos, que funciona na Escola Normal, e na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam/Uece) onde são realizadas rodas de saberes e de conversas, oficinas e seminário.
O Encontro Mestres do Mundo está consolidado no calendário da cultura no Ceará como uma ação de democratização do acesso aos bens e serviços culturais que atendem à necessidade de criar espaços para a transmissão de saberes prevista na Lei Estadual nº 13.842, que instituiu o programa Tesouros Vivos do Ceará. Desde 2003, foram diplomados 79 Mestres da Cultura, 09 grupos e 01 coletividade, reconhecidos como detentores dos saberes da cultura popular tradicional, patrimônio imaterial do Estado do Ceará.
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO - Na quarta-feira (29) pela manhã aconteceu o cortejo comunicacional pelas ruas da cidade e, à noite, houve a abertura com cortejo das mestras, mestres e grupos da cultura tradicional popular presentes nesta XI Edição do Encontro Mestres do Mundo. Em seguida, houve cerimonial de abertura com a participação do Secretário de Estado da Cultura, Fabiano dos Santos. 
Durante os quatro dias do encontro são realizadas oficinas com o mote “Saber dos Encantados”, ministradas por Mestres e Mestras ou componentes de seus grupos. Também haverá aulas espetáculos e oficinas itinerantes, contemplando as cidades de Tabuleiro, Quixeré, Russas, Alto Santo e Morada Nova. 
Na Roda de Trocas, os Tesouros Vivos compartilhão saberes entre si e com a comunidade, tendo como fio condutor da vivência o tema “Corpo, Sons, Mãos, Oralidade e Sagrado”, com participação de outros mestres de várias regiões do Brasil.
Na quinta-feira, na FAFIDAM,  houve o Seminário Interdisciplinar de Patrimônio Imaterial, com o tema “Além da Carta de Fortaleza – uma trajetória de desafios avanços, reafirmações e novas proposições para o patrimônio imaterial cearense”. 
No total, mais de 25 grupos e bandas fazen apresentações artísticas durante o XI Encontro Mestres do Mundo, entre reisados, bois, pastoris, cocos, emboladores, bacamarteiros, dentre outras manifestações da cultura popular, principalmente do Ceará, mas também de outras regiões do país e do mundo, como o Candombe (Uruguai) – declarado Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); e os representantes de Da Comunidade Negra dos Arturos (Minas Gerais) – a primeira comunidade negra do Brasil a ser reconhecida como Patrimônio Cultural.
Novidade nesta edição são as atrações para o público infanto-juvenil, trazendo o Palhaço Pimenta, teatro de bonecos com Bil Bonequeiro, e brincadeiras lúdicas com os Mestres e Bichos de Boi. 
O palco da Arena dos Mestres também recebe apresentações musicais representativas da cultura popular, como o cantor e poeta Mário Lúcio (Cabo Verde), os grupos cearenses Fulô da Aurora e Dona Zefinha, além da cantora de cirandas Lia de Itamaracá (Pernambuco), que fará o show de encerramento do XI Encontro Mestres do Mundo.
A Feira e Mostra Gastronômica de Artesania Familiar comercializa no período do evento as criações dos Mestres e Mestras da Cultura, valorizando produções locais. Destaque para a participação da Casa de Farinha do distrito de Lajes (Limoeiro do Norte) com venda de tapiocas, doces, broas, fogosas, queijos, figada/sarrabulho, tripa de porco com cuscuz, entre outras iguarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário