Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

TERMINA DOMINGO - O MACIÇO DE BATURITÉ VIVE O 1º FESTIVAL SERRA

Um passeio pela Serra de Baturité, onde se pode usufruir de tudo que a região tem a oferecer. Este é apenas um dos conceitos do 1º Festival Serra, que está acontecendo a partir de hoje, com término marcado para domingo, 3. 
Os municípios de Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti são palcos do atraente evento, tem como objetivo maior reunir as potencialidades que fazem da região um destino turístico consagrado pela paisagem, clima e atrativos ambiental, cultural e gastronômico. Uma programação intensa e diversificada foi elaborada para que nos três dias o visitante da Maciço possa aproveitar restaurantes, música, visitas guiadas ao patrimônio cultural, trilhas, a Rota Verde do Café e ainda aprender sobre a região e a economia que a sustenta, o agronegócio.   
O evento foi desenvolvido pelo Escritório Regional do Maciço de Baturité do SEBRAE/Ceará e pela Associação Serrana de Turismo no Maciço de Baturité (ASEMB) com apoio das prefeituras dos municípios envolvidos no encontro festivo e instituições locais. Para compor a programação, a organização partiu da ideia de valorizar a Economia Criativa, levando em conta o Turismo, a Gastronomia, a Cultura em diversas vertentes, como as artes plásticas, audiovisual teatro, folclore, artesanato e música, além do agronegócio. A programação do evento abrange os quatro municípios e agrega diversos outros eventos dentro do Festival Serra.  
PROGRAMAÇÃO -  Além da parte de shows, a vasta programação deste Iº Festival consta de ações integradas nas áreas de meio ambiente, cultura e gastronomia,  realizadas em formatos de oficinas temáticas, apresentações musicais, aula show de gastronomia, trilhas ecológicas para adultos e crianças, visitação à Rota Verde do Café, além de passeio guiado pela cidade de Pacoti, a Festa do Café em Mulungu, e outras atrações no Mosteiro dos Jesuítas e no Museu Ferroviário. Para finalizar, uma feirinha de produtos sustentáveis.  
TRIPÉ DA SUSTENTABILIDADE - O Festival busca o desenvolvimento humano, econômico, ambiental e social, através da implantação do conceito Tripé da Sustentabilidade, ou Triple Bottom Line, formado pelos pilares de People, Planet e Profit (recursos humanos, recursos naturais e lucratividade). Referência amplamente empregada em empreendimentos comprometidos com o desenvolvimento sustentável, o Triple Bottom Line leva ao estabelecimento de condutas e parâmetros desde a extração da matéria-prima até o descarte final dos resíduos pós-consumo.  Neste aspecto, o presente Programa visa contribuir para a inclusão social, com medidas estruturais capaz de estabelecer uma nova geração de empreendedores rurais qualificados para prosseguir com a lida de ofícios da terra, aplicando gestão empresarial e de uma culinária típica.  
 INSTITUIÇÕES PARCEIRAS – Para o completo êxito do empreendimento, são parceiros do do SEBRAE/Ceará e da  ASEMB  as seguintes instituições:  IFCE Campus Baturité, IFCE Hotel Escola Guaramiranga, SEMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente / APA Pacoti, Prefeituras Municipais de Baturité, Mulungu, Guaramiranga e Pacoti, CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Baturité, Aquasis – ONG Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos, AGUA – Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, ONG GIA –Grupo de Interesse Ambiental, Ecomuseu de Pacoti, Rota Verde do Café e Afloracafé. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário