Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

TROFÉU HABIB ARY PARA GOVERNADOR CAMILO SANTANA

Antonio Jose de Oliveira
Presidente da Abrajet CE
Dissemos, neste espaço, por diversas vezes, que não somos de jogar confetes em gestores públicos e da iniciativa privada, visto julgar ser obrigação de quem ocupa lugar de destaque e responsável pelo desenvolvimento sustentável de qualquer atividade, nas áreas dos três setores da Economia (Agropecuário, Industrial e Serviços) de um município, Estado e Nação. 
Neste comentário, elogiaremos a iniciativa da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-Ceará), cujo presidente é o competente diretor do Marina Park Hotel, Eliseu Barros, que, por unanimidade dos associados, escolheu o governador Camilo Santana, para receber o troféu  Habib Ary, Personalidade Turística 2017, por ocasião do jantar de confraternização da entidade, a realizar-se no dia 8 de dezembro vindouro, às 21 horas, no Hotel Gran Marquise, na avenida Beira-Mar, 3980, bairro Mucuripe.  A homenagem deve-se ao reconhecimento de Camilo Santana apoiar e ajudar, financeiramente, esse segmento econômico, com vistas  a seu desenvolvimento sustentável e solidário. 
O governador Camilo, por intermédio da Secretaria Estadual do Turismo do Ceará (Setur), cujo      secretário é Arialdo Pinho, o ex-secretário da Casa Civil, no Governo Cid Gomes, implementa ações, nesse segmento, capazes de consolidar a imagem turística do Estado e de divulgar, Brasil afora, e, por alguns países estrangeiros, o que o Ceará tem de  útil, agradável e belo para o deleite e bem-estar de sua população  e de milhares de visitantes.
Para comprovar a assertiva, retro citada, enumeremos algumas obras de destaque e que impulsionam o turismo em nosso Estado: em primeiro lugar, a liberação de verbas (ainda não na quantidade suficiente), para a promoção dos atrativos da “Terra de Iracema”, aqui e alhures, pois está consciente de que turismo, que não se divulga, esconde-se. Esta frase foi, por mais de uma vez, título de nossos artigos neste jornal online e no jornal O Estado, para chamar a atenção de que é necessário por o turismo cearense na vitrine, ou seja, deve estar em rede e na rede.
Prosseguindo, o governador proporciona à Setur participar de eventos turísticos, em vários Estados do Brasil e no exterior, divulgando e ganhando experiências, para serem aplicadas, com os devidos ajustes, em prol do nosso turismo de negócios (o que rende mais) e o de lazer, cultural, religioso e científico. Há, também, o apoio a organizações, responsáveis pela captação de eventos, sobretudo, em Fortaleza, para que o maior Centro de Eventos do Brasil, não venha a tornar-se um elefante-branco.
Vale ressaltar, outrossim, a negociação do Estado com a empresa alemã Fraport, que administrará o aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins, sem falar da parceria com a Gol Linhas Aéreas, visando operar voos de Fortaleza para Lisboa-Portugal e Orlando (Estados Unidos), a partir de outubro de 2018, com previsão de duas frequências por semana. Segundo divulgou o secretário do Turismo, Arialdo Pinho, os voos, com destino aos Estados Unidos, têm a parceria da Delta, porém operados pela Gol em forte parceria com a Delta e a Air France/KLM.  Ah! A  inauguração do aeroporto, na cidade de Cruz, que está aumentando o fluxo de turistas para Jericoacoara e municípios vizinhos. Ultimamente, autorizou o funcionamento de postos de segurança e de saúde, além de outras benfeitorias na região.
O Governo do Estado investe, ainda, na qualificação da mão de obra, no setor de turismo, para seus diversos segmentos a fim de oportunizar uma prestação de serviços públicos e privados  de qualidade, ensejando, assim, a satisfação dos nativos e dos turistas nacionais e estrangeiros. Investimentos estão sendo feitos, também, na malha viária do Estado, quanto à recuperação de rodovias e abertura de outras, facilitando o acesso, mais rápido, confortável e seguro, a quem se dirige  aos municípios, independentemente de possuírem atrativos turísticos. Foram efetuados, em termos de rodovias recuperadas e novas, mais de 1.500 quilômetros. 
Agora, como – por incrível que pareça – a segurança pública tornou-se um atrativo turístico (ninguém deseja visitar qualquer localidade turística, que não seja segura), o governante cearense dispensou-lhe atenção especial, mediante a realização de concursos públicos, para admissão de novos policiais, deslocando-os para o interior do Estado e aumentando o número deles, como reforço, na capital. 
Isto posto, a tendência é diminuir o número de assaltos, latrocínios e arrombamentos de agências bancárias, tranquilizando a população e visitantes, embora o Governo do Estado esteja consciente de que somente policiamento preventivo e ostensivo não resolve, de vez, a violência nos espaços públicos e particulares.  Por último, parabéns à presidência da ABIH-Ceará, pelo reconhecimento público, ao governador Camilo Santana. Que nosso governante estadual continue investindo em turismo, uma vocação econômica do Ceará. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário