Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de março de 2018

LEI PATATIVA DO ASSARÉ - CRIADA COMENDA PARA HOMENAGEAR ARTISTAS CEARENSES

A Secretaria da Cultura do Ceará anunciou a sanção de leis importantes para a memória e para a cultura do Ceará. Na data em que o poeta Patativa do Assaré estaria comemorando 109 anos de vida, o Governo do Estado, por proposição da Secult, sancionou, no dia 5 de março, em Assaré, a Lei Patativa do Assaré, aprovada no fim de fevereiro pela Assembleia Legislativa. Este diploma legal inclui a Festa de Patativa do Assaré no calendário oficial do Turismo e Cultura do Estado e cria também a Comenda Patativa do Assaré para homenagear, anualmente, artistas cearenses. 
A entrega da medalha deverá ser feita pelo Governador do Estado,  em evento aberto, preferencialmente no dia 5 de março de cada ano. Além da Comenda, a inserção da data de nascimento do Patativa no Calendário Cultural Oficial do Ceará fortalece as festividades que já acontecem no município e fomenta ainda mais ações para garantia da memória e do legado.
109 ANOS DO PATATIVA – De 3 aa 5 últimos, a Secretaria de Cultura do Ceará realizou, em Assaré, o XIV Patativa do Assaré em Arte e Cultura, evento que homenageia o poeta popular
O evento, que homenageou os 109 anos do Poeta de Assaré, buscou a valorização da história de Patativa, bem como intencionou da sustentabilidade ao memorial, aos espaços que detêm sua trajetória de vida dentro do município de Assaré além de destacar a literatura criada a partir de seus poemas, sua relação com o campo e as lutas de classe apresentadas. Foi realizado pela Secretaria da Cultura,, pelo Sistema Social do Comércio (Sesc) e pela Prefeitura de Assaré, e contou com o apoio da Fundação Memorial Patativa do Assaré e da Casa Grande Patrimônio da Chapada do Araripe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário