Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de julho de 2018

CALEIDOSCÓPIO - 20/07/2018

O CENTRO DE FORTALEZA- Foi recebida com alegria pela população a notícia de que o Centro Histórico de Fortaleza, a partir de agosto, não apenas receberá um “banho de loja”, como será requalificada também, no sentido de que volte a ser residência para quem assim o desejar. Em todo o mundo, zela-se com carinho os locais primeiros de povoação, o centro concentrador e irradiador da ideias e costumes do povo, enfim o “livro” vivo que conta a história da cidade. E a Praça do Ferreira e seu entorno, no quadrilátero que vai da rua do Imperador até a Dom Manuel e da Praça do Carmo ao Passeio Público, representa com fidelidade quem fomos e como vivíamos e crescemos até nos tornar na metrópole de hoje, com mais de dois milhões de habitantes. Recordo que, até o final da década de 1940, Fortaleza era uma cidade pacata e alegre, culta até. O “pulmão” e “cabeça pensante”, girava no entorno do que chamamos seu Centro Histórico, com referência maior para a Praça do Ferreira.  Lá se concentravam também as grandes lojas da moda, os cinemas, os teatros. O quadrilátero era repleto de residências, as mais pomposas abrigando famílias mais abastadas, dos nomes mais festejados da história e cultura da Cidade, do Estado. Enfim, o nosso Centro Histórico tinha vida palpitante. Contudo, com o crescimento populacional e obrigatória expansão territorial a partir de 1950, a gostosa cidadezinha que era a “terra do sol” foi mudando de hábitos. Surgiram os novos bairros com um comércio forte e moderno.  A população emigrou para apartamentos, para se acomodar perto dos locais de trabalho, das repartições públicas que também emigraram. Assim, o Centro Histórico ficou esquecido, se bem que jamais perdeu o “charme”. Em boa hora, portanto, a Prefeitura pretende, a partir de agosto, realizar uma série de ações para que volte a ser bonito, mais humano. No nosso entender, criando condições para que seja novamente local de residência, um grande passo será dado para a revitalização de local que nos é tão caro.
CEU DE BRIGADEIRO - O turismo do Ceará vive um momento de excepcional progresso, a ponto de até ser olhado com  inveja por outros estados. Anuncia-se que somos o terceiro destino preferido dos turistas brasileiros. Na realidade, após ações do Governo do Estado e de prefeituras, especialmente a de Fortaleza, bem assim a parceria com a Fraport - “hub” AinFrance/ KLM/Gol - uma série de boas notícias nos têm chegado, principalmente no que diz respeito ao setor de viagens aéreas. De um ano para cá, o Aeroporto Internacional Pinto Martins aumentou extraordinariamente o número de subidas e descidas de aeronaves, não apenas  brasileiras, como é o caso da TAM,  mas também de vários países. O último aconteceu ontem, quando um avião da Copa Airlines inaugurou seus voos para o Panamá quase lotado, numa viagem com duração de cerca de 7 horas, podendo os passageiros fazer conexão para várias outras cidades americanas. Registre-se que o preço da passagem é convidativo. Dois exemplos: de Fortaleza para a Cidade do Panamá o bilhete de ida e volta custa R$1.882,88; para New York, também ida e volta, R$ 3.272,90. Outra boa nova. Já estão aguardados para outubro próximo três voos semanais da Azul, ida e volta, Recife/Aracati.Estão sendo dados os últimos passos por parte da ANAC para a total viabilização do aeroporto aracatiense Dragão do Mar. Sem dúvida, o fato alvissareiro representa a total reabilitação de Canoa Quebrada que,  como a agora nossa joia Jericoacoara, já foi o destino cearense preferido por turistas nacionais e estrangeiros. Estamos ou não estamos voando em “céu de brigadeiro”? 
NOVIDADES - O Quality Suites Alphaville, hotel de categoria superior administrado no Brasil pela Atlantica Hotels e localizado na região central do bairro nobre de Barueri, acaba de inaugurar mais uma área gourmet em suas dependências.
Além do Waves, restaurante com decoração temática dos anos 60 e 70, que já faz parte do hotel, a partir de agora hóspedes e clientes em geral poderão usufruir das delícias da Belli Gourmet, grupo que desde 1998 é famoso pela variedade e qualidade de eu cardápio, que conta com bolos, doces e salgados.O novo espaço, batizado de Belli Café, chega a comportar aproximadamente 35 pessoas. 
O Belli Café  funcionará de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 20h, dentro do hotel Quality Suites Alphaville e seu acesso pode ser realizado pela entrada da Alameda Itapicuru.
ROTA MIRANTES DA IBIAPABA - O superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, se reuniu com integrantes do comitê gestor da Rota Mirantes da Ibiapaba. Durante o encontro, foi discutido o planejamento de ações a serem implementadas no território do roteiro turístico ao longo deste segundo semestre. A rota Mirantes da Ibiapaba reúne atrativos e equipamentos dos municípios de Viçosa do Ceará, Tianguá, Ubajara, São Benedito, Carnaubal, Ibiapina, Guaraciaba do Norte e Ipu.
No evento, Cartaxo destacou a importância da governança, da gestão e da inovação para o sucesso da Rota. “Para que a rota consiga atingir o objetivo de fortalecer o turismo na Ibiapaba, nós precisamos de inovação e também de uma governança empresarial forte e atuante e aqui vemos que temos um grupo bastante motivado em fazer com que este trabalho seja exitoso”.
Além da apresentação das ações futuras, também foi feito um balanço do trabalho já desenvolvido por Sebrae, empreendedores e parceiros no território da rota. Entre os destaques está a confecção de 22 porta-folders, que serão espalhados por empreendimentos e pontos turísticos da região, com informações de empresas de hospedagem, alimentação e entretenimento do território do roteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário