Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

IMPORTANTE APELO DO PRESIDENTE DA ABIH NACIONAL

O presidente da ABIH Nacional, Manoel Cardoso Linhares, em um dos seus artigos, sobre a “Indústria sem chaminés”, fez importante apelo ao trade turístico e às autoridades governamentais deste país, afirmando: “ter chegada a hora de nos unirmos, em torno das principais pautas debatidas, ao longo dos últimos anos, e mobilizarmos o setor de turismo nacional, para que, enfim, entendam o poder de transformação de sua indústria”.
O dirigente máximo da retrocitada associação escreveu que os números mostram que o turismo e a hotelaria podem aumentar sua contribuição para o desenvolvimento nacional. Esclareceu, ainda, que, no Brasil a chegada de turistas estrangeiros aumentou apenas 6%, entre janeiro e abril de 2018, em comparação com o mesmo período. Em seguida, enfatizou ser preciso melhorar e muito esse número.
O hoteleiro fortalezense, Manoel Linhares, mencionou exemplos de que isso é possível quando vêm de alguns países vizinhos, como: Chile, com alta de 14,3%,  em relação ao ano anterior, com o Plano de Ação de Marketing Turístico, com diversos incentivos e treinamentos para agentes do setor e campanhas para o público final em outros países.
O articulista Manoel Cardoso Linhares citou, também, que a Colômbia apresentou crescimento de 35,8%, com o acúmulo de quase quatro milhões de visitantes, entre janeiro e maio. Acrescentou ter sido uma das razões a construção de hotéis, em pequenas cidades, além da implementação da alíquota especial de 9%, sobre o imposto de renda, por até 30 anos, para unidades construídas, reformadas ou ampliadas, anterior a  31 de dezembro de 2017.
Bem! Antes de encerrar nosso artigo, citamos um excerto do artigo do presidente nacional da ABIH, Manoel Linhares, que, fundamentado em dados da Organização Mundial do Turismo (OMT), com base no documento “Panorama OMT Turismo 2018”, informou que, no “ranking” mundial do setor, em 2017, o México subiu para sexto lugar, na recepção de turistas internacionais, com 39,3 milhões de viajantes de outros países, mediante a realização de 265 mil eventos, que atraíram mais de 29 milhões de participantes e geraram, em benefício econômico, igual a 1,5% do Produto Interno Bruto do país.
Por último, amigo-leitor, chamou-nos atenção o apelo – diga-se importante e necessário - do atuante presidente Manoel Linhares, que, assim, se expressou: “ É preciso, de uma vez por todas, os representantes do setor de turismo brasileiro promoverem as modernizações necessárias, em diversos aspectos da nossa legislação, além de garantir que o setor público cumpra seu papel de estimulador de uma enorme cadeia produtiva, que afeta diversas áreas da economia e, por isso, com o poder de se tornar estratégico para o desenvolvimento do país”. 
Para nós, jornalista de turismo, valeu, caro amigo hoteleiro Manoel Linhares, seu apelo, com repercussão em todo o Brasil. E batemos na mesma tecla: É vergonhoso, para um país, com expressivo potencial turístico e diversificada cultura, receber somente 6,5 milhões de turistas internacionais. Obrigado, amigo-leitor, pela leitura e ótimo fim de semana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário