Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

PRESENTE O GEOPARQUE ARARIPE - HOJE(19/10), EM SÃO PAULO, A ABERTURA DA ADVENTURE SPORTS FAIR

Começa hoje (19) em São Paulo a 19ª edição da Adventure Sports Fair, principal evento latino-americano dedicado ao mercado do Turismo de Aventura e esportes ao ar livre, que deve reunir público de 30 mil pessoas até domingo (21) na capital paulista. O Ministério do Turismo participa da feira com estande de 180 m², no qual vai expor experiências e atividades disponíveis nos parques nacionais do Brasil.
O formato promocional reúne, além de representantes dos parques e governos estaduais, empresários da cadeia produtiva que vendem produtos e serviços turísticos relacionados às unidades de conservação. Visitantes interessados em comprar atividades, experiências ou passeios nos seguintes parques nacionais poderão conhecer as opções de perto: Aparados da Serra/Serra Geral (RS/SC); Iguaçu (PR); Tijuca e Serra dos Órgãos (RJ); Serra da Bocaina (RJ/SP); Itatiaia (MG/RJ); Serra do Cipó (MG); Caparaó (ES/MG); Chapada dos Veadeiros (GO); Chapada dos Guimarães (MT); Jericoacoara (CE); Lençóis Maranhenses (MA) e Anavilhanas (AM).
Além dos parques, também estarão presentes representantes da Floresta Nacional de Ipanema (SP), da Floresta Nacional de Brasília (DF), do Caminho de Cora Coralina (GO) e do Geoparque Araripe (CE).
A programação da feira inclui, ainda, o 14º Fórum Interamericano de Turismo Sustentável (FITS) e o Adventure Congress, ambientes de discussão com a participação de representantes dos setores público, privado, academia, entidades ambientais e trade turístico.
De acordo com o Estudo de Competitividade em Turismo do Fórum Econômico Mundial, o Brasil é o número um do mundo em atrativos naturais entre 136 países analisados. Apesar dessa vantagem comparativa, as unidades de conservação do Brasil recebem 10,7 milhões de visitantes e os municípios do entorno faturam R$ 2 bilhões, enquanto os parques dos EUA recebem mais de 300 milhões de visitantes e faturam US$ 17 bilhões.
O turismo de natureza é a segunda maior motivação das viagens de estrangeiros que desembarcam no Brasil a lazer, segundo pesquisa do Ministério do Turismo. Dos 6,5 milhões de turistas internacionais que estiveram no Brasil em 2017, mais da metade (58,8%) teve como objetivo principal o lazer e, desses, 16,3% preferiram o turismo de natureza, ecoturismo ou aventura. O número só fica atrás do segmento de sol e praia, que atraiu 72,4% do público interessado em turismo de lazer no Brasil. (Com a Agência de Notícias do Turismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário