Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

IMPRESSÕES E SUGESTÕES - JORNALISTA CEARENSE DESCREVE UMA VIAGEM POR 7 PAÍSES

A conceituada jornalista cearense Silvana Frota, diretora-editora da revista dos Municípios do Ceará, enviou-nos o seguinte relato de uma viagem dos “seus sonhos”, na qual, em 18 dias, passou por sete países e onze cidades da Europa. Eis as impressões da jornalista:
“Após  três anos sem fazer uma viagem  internacional, resolvi me presentear na data  do meu aniversário  -7 de setembro -com uma nova viagem,  na realidade foi um cruzeiro de 18 dias, no navio Costa Mediterrânea, de bandeira italiana, com passagem por 7 Países e  11 cidades: Amesterdam, Londres, Paris, Santiago de Compostela, Porto, Lisboa, Gibraltar, Valencia, Marselle, Genova, terminando, em Barcelona. 
O navio com 10 andares, e mais de mil cabines transporta até 3 mil passageiros, possui um teatro de 3 andares, academia, 2 piscinas, salâo de beleza e massagens, shopping, sala de conferência, quatro bares, cassino, biblioteca , elevadores internos  e panorâmicos, capela, todo decorado no estilo renascentista e com muitas obras  de arte , um verdadeiro  primor.  
Todas as noites o navio ancorava em um Porto e de lá partíamos para visitar as cidades incluídas no roteiro. Éramos 46 cearenses conduzidos pela Naja Turismo, encontramos também um grupo de brasileiros do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Confesso que foi um pouco corrido, mas a comodidade de dormir em um hotel flutuante de alto luxo, com uma vasta programação artisticoI-cultural, nos deu muita tranquilidade. Em todos os portos por onde passamos, encontramos não só uma boa estrutura física, como de transporte e oferta de passeios turísticos os mais variados possíveis. Em alguns Portos, como o de Dove, em Londres, o de Havre,na França, o de Lisboa, em Portugal e no Estreito de Gibraltar,  muitos  navios, muitos deles fazendo cruzeiros de 3 a 5 dias. O público dos cruzeiros é composto em sua grande maioria pela terceira idade, sendo os cruzeiros um tipo de turismo consolidado e muito explorado naquela Região da Europa. 
Voltando a falar das cidades que visitamos, resumimos o turismo em três categorias: histórico, arte / cultura e religiosidade. Voltamos encantadas com a força cada vez maior do turismo cultural daqueles países e do cuidado que seus governantes e o povo têm com o seu patrimônio histórico, incluindo a valorização do centro das cidades- em todas elas foram levadas a conhecer o Centro. Destaco ainda a mobilidade urbana, especialmente em Amsterdam, na Holanda  e Barcelona, na Espanha, que oferecem ao turista opções de áreas exclusivas para pedestres, para ônibus, bicicletas, patins-aliás o patim elétrico é uma novidade,  principalmente entre os executivos, metrô Integrado com trem elétrico, carros elétricos para evitar a poluição. Neste aspecto, vale registrar que Fortaleza apenas iniciou seu projeto de mobilidade, o que é compreensível, haja vista a diferença. 
Em Barcelona e Londres uma infinidade de linhas de ônibus oferecendo City Tur, permitindo ao turista conhecer a cidade em um dia, pagando um só ticket, com direito a descer onde desejar e retomar ao transporte que oferece tradução simultânea em vários idiomas, inclusive em português, onde o  idoso e grupo de 20 pessoas tem direito a 20% de desconto. Fizemos um roteiro em Barcelona, a partir da Praça da Catalunha percorrendo 3 roteiros, e várias paradas incluindo 7 praias, todas balneáveis, com acesso através de quatro pistas, sendo proibido barracas. Muitos ônibus, carros menores tipo tower e táxis são ilustrados com os principais pontos turísticos, o que não deixa de ser um bom atrativo. Outra facilidade é a prioridade que se dá ao turista, de poder descer bem próximo aos locais de maior visitação. 
Já em  Paris e Londres, o trânsito é muito caótico, e os principais pontos turísticos sempre  lotados, subir na Torre Eifel, visitar a Catedral de Notre Dame, o  Museu do Louvre, em Paris,  a Igreja da Sagrada Família, em Barcelona,, bem como o  Mosteiro dos Jerônimos, em Lisboa, é necessário adquirir o ingresso com pelo menos 15 dias de antecedência, dependendo do período. 
Três cidades que não conhecia e me impressionaram :    Valência, na Espanha, que construiu  recentemente uma nova dentro da antiga,-de arquitetura romana  e denominou de  " Cidade das Artes e da Cultura", um local belíssimo, com uma arquitetura ultra moderna, farto espelho  d, Água, projetado pelo mesmo arquiteto que fez o Museu do Mar, no Rio de Janeiro, Ali estão concentrados museus, teatro, oceanário, biblioteca.  A segunda Cidade, foi Gibraltar, uma pequena península localizada no sul da Península Ibérica, com uma superfície de 6.5 km², limitada a norte por uma estreita fronteira terrestre com a  Espanha e, dos outros lados, pelo Mar Mediterrâneo, Estreito de Gibraltar e Baía de Algeciras, com 12 km de linha de costa e que possui um dos maiores Pib do pais, onde residem grandes empresários e magnatas.
Gibraltar fica a 4.500 metros acima do nível do mar, numa montanha cercada por uma marina de barcos e veleiros, pois vive essencialmente da pesca e do turismo natural e ecológico oferecendo vários atrativos, com destaque para um complexo de cavernas, muito bem exploradas. Visitamos a caverna de Saint Michael, com belas formações rochosas dotada até de ar condicionado e iluminação especial que dá cor a cada um dos ambientes, possuindo inclusive, um anfiteatro de 300 lugares, onde são realizadas apresentações artísticas. No alto da montanha vivem várias espécies de macacos, contemplamos ali os Pilares de Hercules, o Castelo dos Mouros e os túneis do Grande Cerco. De repente sonhei: temos uma caverna muito parecida, a Gruta de Ubajara, na Serra da Ibiapaba. Só falta infra- estrutura. Fica a sugestão.        
A Cidade de San Tiago de Compostela, na Espanha, também me encantou. Ali existe o que podemos chamar de turismo religioso, por excelência. Um povo que soube aproveitar as pegadas do apóstolo Sâo Tiago e transformou o local numa rota de peregrinação, há 12 séculos atrás. O percurso todo compreende 800 km a pé, com 10 rotas, sendo a rota Medieval, um desafio físico e espiritual e uma aventura cultural. Em companhia do nosso Guia percorremos o caminho francês-2,5 km, visitando a Catedral de San Tiago, a Praça do Obradeiro, Praça do Raxoi, Convento das Freiras, Hotel dos Reis Católicos. O comércio da Cidade é muito parecido com o do entorno da Basílica de São Francisco de Assis, na nossa Canindé, com vendas de artigos religiosos e lá das bengalas de madeira usadas pelos milhares de peregrinos que visitam Santiago. Canindé está fazendo seu caminho de Assis.? 
Finalmente, como estudiosa em turismo e especialista em marketing observamos que o sucesso do turismo europeu está na educação do seu povo, na valorização do seu patrimônio histórico e cultural e na divulgação Integrada e articulada, o que torna fácil conhecer muitos destinos ao mesmo tempo. Mapas turísticos são distribuídos fartamente em vários pontos, a começar pelos Aeroportos, Portos, hotéis e lojas de Departamento. Um ponto negativo: não sentimos preocupação dos lojistas e vendedores em conhecerem nosso idioma- o Português-, somente   as línguas universal, no caso o inglês e o espanhol. (Jornalista Silvana Frota)
Concluo , destacando  a  sensação de segurança que sentimos, embora não tenha visto muitos policiais na rua, o risco de violência é quase zero , o  que todos temem são os ataques terroristas, que até certo ponto nos deixou em sinal de alerta nas cidades de Paris e Barcelona, principalmente, na  La Place  (que  poderia ser a nossa  Monsenhor Tabosa), onde encontramos  um monumento construído em homenagem às vítimas do  ataque terrorista de 2015. Espero ter ajudado no seu próximo roteiro e Viva o Turismo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário