Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

CALEIDOSCÓPIO 19/10/2018

TEMPOS NEBULOSOS – Não bastam as turbulências por que vem passando nossa sexagenária e respeitada Abrajet, por conta da administração temerária de uma presidente teima em continuar no cargo, já com mandato findo. Os jornalistas que são especializados em Turismo têm mais um motivo para lamentar, profundamente. Nos últimos tempos, a classe viu terminar sua missão terrena companheiros respeitados e diletos. Foi-se para o Oriente Eterno o Fenelon Gonçalves, o José Mário Pinto e, por último, o José Rangel, todos eles com marcante atuação no jornalismo turístico do Ceará, os três com folha de serviço notável na presidência da Abrajet do Estado. Registramos depois que também faleceu Hans Schaeppi, um dos valorosos companheiros com atuação no jornalismo de turismo da Bahia, principalmente de Ilhéus, onde pontificou por várias dezenas não apenas como divulgador do turismo mas também como empresário bem sucedido. Agora, mais uma vez tivemos um lamentável desfalque. Após dias de sofrimento por conta de pertinaz doença, faleceu Edmundo Lemos, verdadeira legenda do turismo baiano. O Edmundo se foi ter com Deus justamente na data consagrada à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição de Apaecida – 12 deste outubro. Da velha guarda do jornalismo soteropolitano, Edmundo, competente, discreto e amigo sincero dos colegas, exerceu diferentes funções como jornalista, primeiramente no colunismo social, onde se fez respeitar como promotor de acontecimentos marcates e de figuras de destaque da sociedade Por fim, na divulgação por décadas do turismo baiano. Com proficiência, discrição, sobretudo com alto senso de profissionalismo, o ex-presidente da Abrajet/Bahia se tornou respeitado. De modo particular, a tristeza nos abateu quando soubemos do falecimento do querido Amigo. As boas lembranças nos vieram à mente e a saudade nos abateu pela ausência material de um colega fidalgo e que só desejava o bem do próximo. Nada mais resta do que a lembrança e a certeza de que, mais dias menos dias estaremos juntos surfando nas ondas de uma dimensão maior, onde tudo são flores.   
HONRA AO MÉRITO – A Escola Mariano Martins, em Fortaleza, foi uma das vencedoras da etapa regional da 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil (PPB), no Nordeste. O prêmio foi concedido ao professor André Luiz Cyrino Oliveira, na categoria Ensino Fundamental, das temáticas especiais, com o trabalho “Vivendo a cultura corporal de movimento no Ensino Médio”. Os nomes dos 30 vencedores das cinco regiões do país foram conhecidos nesta segunda-feira, 15, Dia do Professor. Também foram divulgados os nomes dos 20 professores ganhadores da premiação especial. Os resultados estão disponíveis somente na internet, na página oficial do prêmio.
A premiação referente às temáticas especiais inclui R$ 5 mil para os educadores vencedores ou as escolas, viagens e participação na programação da TV Escola. Treze estados, além do Distrito Federal, estão representados nessa categoria: Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Bahia, São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Tocantins, Pará, Rio de Janeiro e Rondônia.
HORÁRIO DE VERÃO - Geralmente, o horário começa em outubro, mas foi adiado para novembro em virtude do segundo turno das eleições. No começo do mês, o governo federal chegou a anunciar que adiou o início do horário de verão para o dia 18 de novembro por causa de um pedido feito pelo Ministério da Educação para não prejudicar os candidatos do Enem. O exame será aplicado em dois domingos. O primeiro deles será o dia 4 de novembro.
No horário de verão, os relógios devem ser adiantados em uma hora. O horário é adotado nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
PERNAMBUCO NA FEIRA DE TURISMO NO PARAGUAI – Com o objetivo de captar mais turistas e promover os destinos pernambucanos na América Latina, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio Empetur, participou da 15ª edição da Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FITPAR), realizada nos últimos dias 12 e 14 de, em Assunção.
No evento, Pernambuco participou como coexpositor no estande da Embratur, realizando capacitações com os principais agentes de viagens e operadores de turismo do Paraguai e apresentando toda a atratividade turística do Estado. Também foram distribuídos materiais promocionais impressos e digitais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário