Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

CALEIDOSCÓPIO 07/12018

PREVALECEU O BOM SENSO -    Uma onda negra rondou entre os que estão envolvidos em turismo depois da eleição do novo Presidente da República. Anunciou-se a perspectiva de o novo dirigente do País, na sua meta de diminuir o número de ministérios, fundir o do Turismo com pastas não tanto afins. Levantou-se logo uma frente para que tal não ocorresse, pois o fato seria um retrocesso não apenas danoso aos mais de 50 segmentos da área, como prejudicaria em cheio o PIB brasileiro, acarretando o fechamento de empresas e desemprego em massa. Felizmente, prevaleceu o bom senso. Na armação da nova máquina administrativa do País, o turismo continuou como ministério, não estando claro ainda se ficará com o mesmo organograma de trabalho até agora adotado. O novo ministro da pasta já foi até escolhido, Será o mineiro Marcelo Álvaro Antônio, deputado eleito para o 2º mandato. Não conhecemos sua folha de serviços em relação a turismo, daí ser temerário fazer prognósticos sobre a conduta que adotará à frente de segmento de tanta importância para a nossa economia. Atualmente, são bons os ventos que sopram para atividade tão lúdica, tão significativa e de tanta valia para o desenvolvimento brasileiro. País continental que somos, com biodiversidades inúmeras, regiões ricas de potencialidades não exploradas adequadamente, nos últimos anos estamos caminhando para sair, com os acenos de natureza tão generosa e adequadas ações nas áreas de negócios, da incômoda posição que ocupamos no “ranking” mundial. França, Espanha, Portugal, além de ilhas e lugares outros desconhecidos têm no turismo um dos seus maiores nichos de crescimento econômico.  Seria pois uma temeridade não continuar com o Ministério do Turismo. Sobretudo em momento tão favorável como o que estamos presenciando, em que os acenos são altamente promissores. Não tenhamos dúvidas, o turismo brasileiro, bem administrado, é uma das âncoras maiores de um Brasil grande e respeitado.
AEROPORTO DEARACATI -  O Aeroporto de Aracati está bem próximo de receber a certificação para operar com voos comerciais. Atendidas as exigências feitas, o Governo do Estado espera que, ainda neste mês de dezembro, a ANAC conceda a certificação do Aeroporto,  última etapa para dar início aos voos comerciais. 
Na semana passada uma equipe da companhia aérea Azul realizou uma visita técnica para conhecer as instalações do aeroporto. A empresa já informou que, a partir de fevereiro de 2019, iniciará a operação com três frequências semanais, saindo de Recife para Aracati, com escala em Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Com a operação comercial, o Aeroporto de Aracati  proporcionará  nova dinâmica ao turismo do Litoral Leste do Ceará, dando apoio aos empreendimentos turísticos que se instalam na região, especialmente nos municípios de Beberibe, Icapuí, Fortim e Aracati. O equipamento irá deixar a região acessível aos principais mercados emissores por via aérea, já que receberá voos nacionais, proporcionando incremento da cadeia econômica na região e criando um novo canal de escoamento da produção local com destino aos mercados consumidores.
REUNIÃO DE MINISTROS DO TURISMO -  O Uruguai foi a sede, no último dia 6, 9h às 13h, no edifício sede do Mercosul, da XXI Reunião de Ministros do Turismo do Mercosul e de países associados, O evento  buscou avançar em vários aspectos da integração regional do turismo dos países da Bacia do Prata. No exercício da presidência pro tempore do Mercosul, a Ministra de Turismo do Uruguai, Liliam Kechichian, recebeu os Ministros e representantes do Turismo da Argentina, Brasil, Paraguai e Chile, para o encontro anual. 
A reunião das autoridades foi precedida pela Reunião Especializada de Turismo, realizada no dia anterior, onde técnicos de todos os países participantes abordaram questões como a ascensão do turismo em mercados distantes e o fundo de promoção do Mercosul, o trânsito fronteiriço, o impacto de baixo custo no transporte aéreo comercial na região, oferta global de futebol 2030, ações do Conselho Executivo da OMT, resoluções e atividades do Grupo de Ação Regional das Américas (GARA) e do Caminho Jesuíta na América do Sul.
Joaquim Monteiro, Marcos Ermírio de Moraes e Julio Capua
RALLY DOS SERTÕES - . O empresário Marcos Ermírio de Moraes vendeu 51% do negócio para o ex-CEO da Empresa Olímpica dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Joaquim Monteiro, e para Julio Capua, sócio-fundador da XP Investimentos e que participa da competição desde 2002 como piloto de moto. Monteiro passa a ser o novo CEO da empresa, com o foco de expandir a relevância do Rally dos Sertões no calendário esportivo brasileiro. Marcos Ermírio ficará focado na parte técnica, como a criação do roteiro, regulamento, relacionamento com pilotos e equipes e atuação junto às Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM).
A 27a. edição do Rally dos Sertões será disputada de ‪24 de agosto a 1 de setembro de 2019, com largada inédita em Campo Grande (MS). A prova terá mais de 4.000 quilômetros e deverá cruzar pelo menos cinco estados. O Sertões é o maior rali do mundo em um único país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário