Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

XI FESTIVAL DA SARDINHA - DIAS DE VARIADAS ATRAÇÕES NA PRAIA DA CAPONGA

Destino certo de muitos turistas que visitam o Ceará, o litoral do município de Cascavel fascina pela beleza das praias e por seus atrativos que vão desde a pesca artesanal com jangadas, ao artesanato em renda, barro e cipó, regatas de paquetes, além de uma culinária, rica em sabores e cheia de possibilidades. Especificamente, a praia da Caponga é conhecida por sua tradição pesqueira e por ser a terra da sardinha. Por isso, para abrir o período das férias de final de ano, desde ontem e até domingo, a partir das 18 horas, a praia abrigr o festival que promete, mais uma vez, atrair visitantes e encantar o público com sua boa música e gastronomia.
Está montada, na praça do Sardinhão, localizada na via que liga as praias de Caponga e Águas Belas, uma super estrutura, com palco para shows, arenas de gastronomia e empreendedorismo e, no dia 09, o espetáculo ficará por conta da Regata de Jangadas dos pescadores da sardinha.
O Festival da Sardinha tem seus pilares sustentados em ações sociais, incentivo às artes, preservação ambiental e capacitações. Como pré-requisito para se tornar um expositor no festival, além de pertencer a região, é necessário participar das oficinas de Qualidade no Atendimento, Boas práticas na Manipulação de Alimentos e Culinária a Base de sardinha e Frutos do Mar, realizadas em parceria com o Sebrae, Senac e Associação dos Chefs de Cozinha do Ceará – ACC.
O concurso de desenho é outro exemplo de incentivo às artes visuais. Considerada uma das etapas mais bonitas do evento, o concurso é realizado com os alunos das escolas públicas e privadas do distrito da Caponga. Os trabalhos classificados no concurso são usados nas velas das jangadas dos pescadores que participam da regata de jangadas, um dos atrativos consolidados da programação do festival.
Consta, ainda, da programação do Festival um seminário com os pescadores sobre preservação ambiental e respeito ao período de defeso. É realizado pelo quinto ano consecutivo e lidera uma campanha de solidariedade (Natal Solidário) nas localidades de extrema necessidade do Distrito, com a distribuição de cestas básicas realizada com os alimentos adquiridos na entrada do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário