Mais de 100 músicos subiram ao palco do Clássicos na Lagoa para o Concerto Natalino, no último dia 7, às 17 horas, no Porangabuçu. O evento marcou o encerramento da programação de 2018, que se destacou pelas apresentações voltadas aos diferentes períodos da música erudita mundial. A plateia apreciou concertos sobre músicas renascentista, barroca, clássica e romântica. O projeto é mantido pelo Instituto de Ciências Médicas Paulo Marcelo Martins Rodrigues, que desenvolve ações voltadas ao desenvolvimento cultural da comunidade.
Na programação de encerramento, estiveramo presentes duas orquestras. Regida pelo ex-aluno Adriano Martins, a Orquestra de Sopros de Pindoretama já formou mais de mil jovens nos seus 18 anos de existência. O grupo, cujo diretor artístico é o maestro Arley França, apresentou-se com cerca de 15 músicos.
A Orquestra de Cordas da Universidade Federal do Ceará encantou os presentes com mais de 80 integrantes. Formada por oito grupos de extensão em cordas friccionadas, entre crianças e adultos, é composta por: Cordas Rouxinol (violino e viola adulto iniciante), Cordas IFCE (violino e viola adulto iniciante), Grupos de violoncelos e contrabaixos da extensão, Cordas Sabiá (violino e viola adulto intermediário), Cordas Canário (violino infantil iniciante), Cordas Bem-te-vi (violino infantil iniciante), Cordas Tico-tico (violino infantil intermediário) e Violas de Extensão (iniciante adulto). A coordenação é das professoras da UFC, Liu Man Ying e Dora Utermohl de Queiroz.
O Coral Infantil da Casa de Vovó Dedé e o Grupo de Canto Lírico da UFC também estiveram presentes no evento, cantando músicas natalinas. Juntos, foram cerca de 25 cantores no palco do Clássicos na Lagoa. Para completar a programação da tarde/noite, a Camerata de Cordas da UFC apresentou-se com 18 integrantes.
A grande festa teve também como um dos destaques a primeira apresentação da Escola de Música Clássicos na Lagoa, regida pelo maestro Nadilson Gama e mantida pelo ICM. Voltada aos jovens de colégios públicos do Porangabussu, a escola oferece aulas gratuitas de violino e disponibiliza os instrumentos musicais. Outra atração do evento foi a pintura de um mural antes das apresentações, como resultado de duas oficinas de grafite promovidas também pelo ICM e realizada pelo artista Roni Flow.
Nenhum comentário:
Postar um comentário