Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de maio de 2018

NOVA ZELÂNDIA - OPÇÕES DIFERENTES PARA OS AMANTES DA NATUREZA

Montanhas Humboldt, South Island, Nova Zelândia
Nadar com golfinhos, observar baleias e conhecer o famoso pássaro kiwi são experiências imperdíveis para quem visita a Nova Zelândia. Conhecida pela grande diversidade de paisagens, com alpes, fiordes, vulcões, florestas e praias, não surpreende que a vida selvagem do país seja igualmente variada e abundante. 
Em Northland, na Ilha Norte, é possível mergulhar, fazer snorkel e passear de caiaque para ver a rica vida marinha, flora e fauna únicas e também o réptil nativo conhecido como tuatara. O plateau vulcânico do centro da Ilha Norte abriga lindos e curiosos pássaros, como o kōkako, o kaka e o kiwi, além de uma variedade de lagartos. Mais ao sul, em águas frias, há mamíferos marinhos: quase metade dos cetáceos (baleias, toninhas e golfinhos) do mundo estão nas águas da Nova Zelândia, incluindo o golfinho-de-hector, que não é encontrado em nenhum outro lugar.
COMO CONHECER – Eis alguns destinos capazes de prender os amanes da vida selvagem:
Zealandia - Quem gosta de visitas guiadas, a ieia é fazer um tour por Zealandia, incrível santuário ecológico urbano nas colinas da capital neozelandesa, Wellington. Espera-se que, nos próximos 500 anos, a área seja restaurada ao estado em que se encontrava antes dos humanos. Essencialmente, trata-se de um vale de 225 hectares onde vivem mais de 40 espécies de pássaros nativos (incluindo o raro takahe), assim como o tuatara e o kiwi.
Omaru - Em Omaru, na Ilha Sul, o turista poderá ver os menores pinguins do mundo em seu ambiente natural. Os pinguins azuis fazem seus ninhos em um local próximo ao porto e ao centro histórico da cidade. O ideal é programar um tour para o início da noite, quando os pinguins sobem uma rampa de pedra depois de um dia de pesca e voltam para a colônia. Durante o dia, é conversar com a equipe de especialistas para aprender mais sobre a colônia e sobre a anatomia e os hábitos de alimentação e reprodução dos pinguins.
Otorohanga - Fazendo uma visita ao Otorohanga Kiwi House & Native Bird Park, próximo a Hamilton,o turista com certeza verá o kiwi, pássaro nativo que não consegue voar e que é o mais conhecido da Nova Zelândia – aliás, poderá ver inclusive as espécies mais raras. É indicado uma programação antecipada para que a visita coincida com os horários de alimentação e aproveite para também conhecer aves como tui, kea e kaka, assim como enguias e patos azuis.
Bay of Islands - Pode-se nadar com golfinhos no Dolphin Eco Experience, serviço oferecido pela empresa Fullers na bela Bay of Islands, região de Northland. Um cruzeiro que leva metade de um dia – e está disponível entre novembro e abril – oferece a chance de nadar e fazer snorkel ao lado destas criaturas magníficas.
Taiaroa Head – O visitante tem rara  oportunidade de aprender sobre o albatroz real na única colônia em continente em todo o mundo, que fica localizada em Taiaroa Head, perto de Dunedin, na Ilha Sul. Maior ave marinha do mundo, o albatroz real costuma procriar em ilhas remotas e passa 85% de sua vida no mar, longe dos curiosos olhos humanos. É aconselhável visitar a colônia na época de procriação, entre setembro e novembro, para ver os pássaros chegando, construindo ninhos e até chocando os filhotes.
Na própria natureza - Stewart Island, ou Rakiura, é a terceira e menor ilha da Nova Zelândia. Cerca de 80% dos 1.680 quilômetros quadrados de Rakiura integram um parque nacional, e estima-se que existam 20 mil kiwis em toda a ilha. Embora estes sejam pássaros de hábitos noturnos, o kiwi marrom da Stewart Island, também conhecido como tokoeka, é único por ser ativo também durante o dia.
Wellington - É possível avistar colônias de focas a apenas alguns minutos do centro de Wellington fazendo uma visita à região de Red Rocks, ou em uma viagem mais longa até Cape Palliser. Embora as colônias locais sejam majoritariamente formadas por machos, focas fêmeas e seus filhotes são comuns entre agosto e outubro.
Kaiakoura e Marlborough - Localizada na Ilha Sul, Kaikoura é a capital da Nova Zelândia no que diz respeito à observação de baleias. Enormes cachalotes podem ser vistas o ano todo, mas também é possível avistar baleias jubartes, francas austrais e azuis (os maiores e mais barulhentos animais que já viveram na Terra). A empresa Whale Watch Kaikoura faz várias viagens por dia e promete que a chance de conseguir avistar uma baleia é de 95%.
Na região de Marlborough, próxima dali são encontradas  baleias jubarte na ponta do Cook Strait, o estreito entre a Ilha Norte e a Ilha Sul, e também se visitar Marlborough Sounds durante o inverno (entre junho e agosto). A empresa E-Ko Tours leva visitantes até a água para ver golfinhos e pássaros marítimos. Durante a temporada, há tours de observação de baleia guiadas por ex-baleeiros. (Com a Agencia Porto de Noticias).
Mais informações no site: http://www.newzealand.com/br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário