Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de maio de 2018

CALEIDOSCÓPIO - 18/05/2018

POR QUE? O QUE ACONTECEU – Com o êxito esperado, está acontecendo até hoje em Fortaleza o 60º Congresso Nacional de Hotéis, juntamente com a Equipotel, uma feira que reúne empresários da cadeia hoteleira com o fito de fomentar a economia do país, com geração de negócios abrangentes de vários setores. Os dois destacados eventos trouxeram a Fortaleza empresários e jornalistas de cerca de 22 estados, que lotaram o maior auditório do nosso Centro de Eventos. Até aí, tudo bem. Contudo, para nós causou estranheza o não envolvimento maior da cadeia produtiva do turismo do Estado, principalmente dos jornais da grande mídia nos eventos da ABIH Nacional. Nem antes da abertura, nem agora estes os dois acontecimentos do turismo brasileiro vêm recebendo o devido destaque por parte dos  principais jornais diários de Fortaleza. Duas ou três notas em colunas, um anúncio institucional e nada mais. É estranho que o fato aconteça, justamente num momento em que, diariamente, são destaques nas nossas mídias maiores notícias do “hub” da Air France?KLM/Gol, do aumento de voos de Fortaleza para os vários continentes, da internacionalização do Aeroporto  Ariston Pessoa (Jericoacoara). Já houve manchetes até com a Expocrato 2018, que se realizará somente em julho. Então por qual razão nesta Capital não houve nem está havendo a cobertura do consagrado evento do calendário turístico nacional? Sabe-se que o presidente da ABIH Nacional, Manoel Linhares, fez visita de difusão dos encontros em quase todo o País. A resposta foi positiva, conforme se verificou na solenidade de abertura, na quarta-feira, nesta primeira edição regional fora de São Paulo. Será que, nas suas andanças, Manoelzinho esqueceu do seu Estado? É estranho.  
VOOS INTERNACIONAIS PARA JERI - O Aeroporto Regional de Jericoacoara recebeu, na semana passada, a segunda fase de visitas técnicas, com vistas ao processo de internacionalização do equipamento. A visita foi realizada por representantes do Departamento de Polícia Federal e da Secretaria da Receita Federal do Brasil e marca a conclusão desta fase de inspeções.
Falta agora atender as observações e exigências de cada órgão, no que diz respeito a legislação, conclusão do relatório e envio do requerimento para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A partir do recebimento do documento, a Anac terá um prazo de 60 dias para realizar sua visita técnica e publicar a Portaria de Certificação de SBJE, sigla ICAO da Organização da Aviação Civil Internacional utilizada para identificar os equipamentos aeroportuários no mundo.
A estimativa do Governo do Ceará é que, em até quatro meses, o trâmite de internacionalização do Aeroporto de Jericoacoara esteja finalizado. 
NOVOS VOOS - O secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, iniciou na última terça-feira (8) uma série de reuniões com setores que serão diretamente impactados com os novos voos nacionais e internacionais que chegarão a Fortaleza até o fim deste ano. O objetivo é fazer com que o turista seja melhor recebido e também que o empresário cearense aproveite as oportunidades que vêm com os voos.
Até o fim deste ano, o Ceará passará a receber 47 frequências semanais internacionais para 14 destinos. No início deste ano, eram 14 frequências semanais para 8 destinos no exterior. Além disso, a GOL passará de 21 voos diários para 40 voos diários até o fim deste ano e 50 voos diários até 2019
Guarujá (SP) receberá XI Workshop Nacional Bandeira Azul. 
PROGRAMA BANDEIRA AZUL -  Até o próximo dia 25, Os municípios, marinas públicas e privadas e empresas operadoras de embarcações de turismo sustentável poderão apresentar candidaturas para hastearem a Bandeira Azul na temporada 2018/ 2019. Com a participação da Organização Mundial do Turismo, o programa é símbolo internacional de compromisso com a preservação das praias e lagoas. Antes do término das inscrições, desde ontem e até hoje, todas as instituições parceiras do programa no Brasil participam de um encontro em Guarujá (SP).
O Programa Bandeira Azul é amplamente reconhecido em todo o mundo e tem como objetivo elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro, incentivando a realização de ações permanentes de conservação da natureza.   
Marco Ferraz e Circe Jane Teles
CRUZEIROS MARÍTIMOS - A Fecomércio, através do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), debateu na manhã desta terça-feira, 15, as perspectivas no Brasil e no mundo sobre os cruzeiros marítimos, tema escolhido para o Ciclo de Palestras.
O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz, apresentou a atual conjuntura dos cruzeiros no Brasil e como esse setor pode evoluir, tendo como comparação a realidade em outros países.
Para debater o assunto, estiveram presentes a presidente do Cetur, Circe Jane Teles; a secretária de Estado Adjunta de Turismo, Denise Carrá; o secretário de Turismo da Prefeitura Fortaleza, Regis Medeiros e a coordenadora de Comunicação e Marketing da Cia Docas, Marjorie Marshall.TARIFAS ESPECIAIS - O Fera Palace Hotel, empreendimento localizado no Centro Histórico de Salvador (BA), a poucos passos do Pelourinho, do Mercado Modelo, Elevador Lacerda e da Bahia Marina, está com tarifas especiais  até a julho próximo.  Neste período, o hotel boutique propõe diárias a partir de R$235 (por apartamento para até 2 pessoas, com direito a café da manhã).  
O edifício icônico construído em 1934, inspirado no Flatiron Building, em Nova York,  e que ficou famoso por hospedar celebridades de Hollywood, governantes e autoridades do mundo todo, conta com total infraestrutura e serviços especializados. Nos 10 andares, o hotel proporciona a todos uma experiência única com o que há de melhor em hotelaria e turismo.  Ao todo, 81 apartamentos divididos em seis categorias. O “Adamastor”, restaurante localizado no térreoapresenta a gastronomia contemporânea com toque baiano. Localizado no último andar, o Fera Lounge complementa o hotel com sua vista para a Baía de Todos os Santos, o Forte São Marcelo, Península de Itapagipe e a Ilha de Itaparica.  Informações e reservas: (71) 3036 9202 reservas@ferahoteis.com ou pelo site: www.ferahotéis.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário