Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

UM SENHOR ENCONTRO DE JORNALISTAS DE TURISMO

Não poderíamos deixar de comentar, no artigo desta semana, do que participamos, em Salvador-BA,  palco, de 22 a 26 de agosto de 2018, no hotel Wish, do I Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo. Enfatize-se que o êxito do evento, deveu-se à Abrajet-Bahia, sob o comando do presidente Gorgônio Loureiro, de sua competente equipe, com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da ABIH-Bahia, do Sebrae-Bahia, do Senac-BA,  dos Resorts Catussaba, da Salvador Destination, do Comando da Polícia Militar, por seu Batalhão de Turismo, e da Polícia Civil, que estiveram acompanhando-nos nas visitas aos ambientes turísticos da Terra da Felicidade. Destacamos, ainda, a participação de, aproximadamente de 70 profissionais de Imprensa, especialistas em Turismo, incluindo a delegação do Uruguai, de acompanhantes e autoridades convidadas.  
Tudo se iniciou, na manhã, do dia 23/08/18, quando da solenidade de abertura, no auditório do Wish Hotel, na presença dos associados de 16 Abrajets, autoridades do trade e de convidados especiais. Com a palavra, Gorgônio Loureiro deu as boas-vindas e agradeceu aos colegas jornalistas pela vinda a Salvador e aos representantes das organizações públicas e privadas, patrocinadoras do evento, pelo irrestrito apoio recebido.            
Na oportunidade, falou o secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Cláudio Tinoco, representando o prefeito A.C.M Neto, a respeito do Projeto Urbanístico de Salvador. Já o dirigente da ABIH-Bahia, Glicério Lemos de Santana, reportou-se à importância do encontro e às atividades hoteleiras, na Bahia, em especial, em Salvador. O dirigente do Sebrae-Ba  ressaltou o apoio à Abrajet-BA, às realizações de apoio ao turismo baiano e o indispensável papel que os jornalistas de turismo exercem, no dia a dia, contribuindo para a divulgação dos atrativos e serviços desse expressivo segmento econômico, que impacta mais de 50 atividades na cadeia produtiva do turismo. 
Outra satisfação nossa foi assistir às palestras “A Influência Digital na Comunicação do Turismo na Era Digital”, por Fernando Jardim, diretor do Driver Le Wagon-SP. A do jornalista Paulo Atzingen, diretor do Site Diário do Turismo-SP, que enfocou o tema Jornalismo Literário em Busca da Realidade Mágica. Já no dia 24, houve a apresentação pela Vinci, do Projeto de Requalificação do Aeroporto Internacional de Salvador, representada pelo CEO Júlio Ribas, discorrendo acerca dos principais atrativos turísticos da denominada “Terra da Felicidade” (Salvador) e dos serviços prestados à população e aos visitantes por organizações públicas e privadas, que devem primar pela excelência em tudo.
Ficamos emocionados, após as palestras, quando o presidente da Abrajet-Bahia, Gorgônio Loureiro, homenageou o ex-presidente da Abrajet-BA e ex-Abrajet-Nacional, jornalista Carlos Casaes, com uma placa de reconhecimento, pelo muito que realizou em prol da divulgação do potencial turístico da capital e do Estado da Bahia. Ao discursar, Casaes agradeceu a distinção e disse ser um dos mais importantes momentos de sua vida, como cidadão e jornalista de turismo, e que as Abrajets, criadas por sua iniciativa, devem prosseguir, em seus respectivos Estados, a defender os interesses maiores do setor e a contribuir para divulgar atrativos turísticos e serviços, devendo, porém, seus associados, pautarem-se sempre nos princípios éticos, na transparência e profissionalismo em suas ações.  
Acrescentamos que a presença de jornalistas de turismo, em Salvador e em Camaçari, é uma oportunidade, para que seja divulgado o potencial turístico, a diversidade geográfica, incluindo atrações, como trilhas na Chapada Diamantina, vários sítios de turismo ecológico, cultural, onde a história brota em cada esquina e sua extensa costa, que apresenta aos visitantes belas praias, uma luminosidade única e muitas oportunidades de turismo náutico, na Baia de Todos os Santos, a segunda maior do mundo. Os jornalistas de turismo mostrarão, também, por meio dos veículos de comunicação e mídias sociais, a rica e rica e exótica gastronomia, com influência africana, tendo como destaques o tradicional acarajé, abará, e a moqueca e suas frutas tropicais, incluindo a parte cultural, com variadas modalidades, a hospitalidade de seu povo. 
Nós, participantes do encontro, visitamos alguns pontos turísticos de Salvador, a exemplo do Centro Histórico, Pelourinho, Colina Sagrada do Bonfim e o bairro da Ribeira, na Península de Itapagipe,  Itapuã e o município de Camaçari, situado no litoral norte da capital baiana, de paisagem exuberante e 42 km de litoral, com atrativos diversos, abrangendo a Aldeia Hippie e o Projeto Tamar, em Arembepe. Ante o exposto, em nosso nome e no da Abrajet-Ceará, agradecidos, dizemos: tudo foi maravilhoso e ultrapassou nossas expectativas. Avante, amigos abrajetianos. Obrigado pela leitura e feliz fim de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário