Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

CALEIDOSCÓPIO 05/09/2018

O PAU SEMPRE CAI NA CABEÇA DO MAIS FRACO – Em comentário anterior, tratamos da proposta do STF de aumento de 16,38%  nos seus vencimentos e penduricalho a ser inclusa no Orçamento da União para 2019. Como a quase unanimidade dos brasileiros, achamos a proposta dos senhores ministros um abuso, uma insensatez, tendo em vista que os mesmos já são beneficiados com o salário teto da União, afora verbas para uma série de mordomias. Enquanto isto, acenava o Presidente da República um aumento para o funcionalismo público, em 2019, de miserável percentual, após um ano sem reajustes. Em seguida, Sua Excia. dizia que, mesmo não podendo mexer com a proposta do outro Poder, estava negociando no sentido de que, pelo menos, os do Poder Judiciário abrissem mão do acintoso auxílio moradia, benesse amplamente criticada em todas as camadas sociais. Foi além o Presidente ao anunciar o dito por não dito em relação aos funcionários públicos, adiando em mais um ano qualquer aumento salarial para a classe.  É sempre assim. O pau só cai na cabeça dos mais fracos. Quer dizer que o estouro do déficit público brasileiro estourará mais ainda com o aumento salarial dos servidores públicos! Mas para o judiciário, dá-se um jeito? Pelo visto, os homens do Poder, craques em arranjar soluções que lhe sejam favoráveis, não aprenderam as lições do passado recente, quando o País parou e teve prejuízos enormes em razão do inconformismo de uma laboriosa classe de trabalhadores prejudicada no labor diário. É óbvio que que somos contrários a greves e preferível um bom acordo. Mas... 
TRAGÉDIA ANUNCIADA – O Brasil como um todo e diversos países do mundo ficaram chocados com o incêndio de mais de seis horas que consumiu quase completamente o duas vezes secular Museu Nacional, uma referência de excelência universal. Não é a primeira e talvez não seja a última que uma catástrofe como esta atinge, no Brasil, um bem público de valor inestimável. Como sempre ocorre, a falta de compromisso das autoridades estão no cerne dos acontecimentos destruidores. Há tempos, o Museu não vinha recebendo as atenções do Poder Público, tanto é assim que os sus funcionários denunciaram a negligência acentuada que vinha ocorrendo. Dia a dia, o Museu da Quinta da Boa Vista, não obstante o tempo de construção e sua grande importância para a cultura, não apenas brasileira e mundial também, sofria acentuados cortes de verba. Os funcionários denunciaram a negligência do Governo mas não foram ouvidos. Agora, resta apenas lamentar e acusar as autoridades maiores pelo que aconteceu. Não tem jeito, os nossos governantes realmente não levam a sério a educação (cultura) e saúde do povo. Como querem que o Brasil seja realmente um país de referência, se negligenciam os pressupostos básicos. Qual a razão de não se fazer o que é feito, por exemplo, na China e nas Coreias colocando a educação como condição “sine qua non” para o engrandecimento de seus países?
ESTUDANTES PRÉ-SELECIONADOS - Um grupo de 23 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza que obtiveram maior destaque na XXI Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) foram pré-selecionados para realizar a primeira fase online das Olimpíadas Internacionais de Astronomia 2019, isto é, a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (IOAA, em inglês) e a Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA). O processo vai culminar na escolha dos estudantes que vão compor as equipes brasileiras.
Os estudantes de nível 3 - alunos do 9º ano do Ensino Fundamental - que obtiveram nota maior ou igual a nove estão sendo convidados para a primeira fase das Seletivas 2019. Os melhores classificados na fase online serão convidados para as Provas Presenciais, que vão ocorrer no início do ano de 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário