Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

EXIBIÇÕES NO INTERIOR E EM FORTALEZA - TERMINA HOJE A BIENAL INTERNACIONAL DE TEATRO DO CEARÁ

Ofélia: Sete Saltos Para se Afogar, uma leitura sobre o clássico “Ofélia”, de William Shakespeare
A I Bienal Internacional de Teatro do Ceará – BITCE – Parte II está compondo o calendário cultural cearense das bienais de cultura e artes. Desde o último dia 28 de agosto e até amanhã, dia 5, uma seleção de produções nacionais (Bahia, Ceará, Rio de Janeiro e São Paulo) e internacionais (Itália, Argentina e Venezuela) apresentam ao público mulheres e personagens da dramaturgia e mitologia universais. A programação terá como palco as cidades de Sobral (28 a 30/08), Juazeiro do Norte (31/08 a 02/09) e Fortaleza (03 a 05/09).
As obras convidadas para o festival foram escolhidas a partir do tema “Teatro, Mito e Feminino: Conexões” e são, em sua maioria, solos. A primeira fase aconteceu em novembro de 2017 e contemplou a Espanha e o Brasil com 57 apresentações durante dez dias. Nesta segunda fase, a produção do evento abre espaço para novas possibilidades de linguagens que trazem discussões relevantes para a produção teatral e para a sociedade como um todo. A programação é gratuita e a classificação etária 18 anos.
COMO ACONTECE - No Foyer do Teatro São João, em Sobral, uma homenagem à mulher sobralense  abrilhantou a solenidade de abertura, às 18 horas, na terça-feira (28/08). Logo após, às 20 horas, começou o espetáculo Atemporal, do sobralense Grupo Caboclas,  com direção de Jéssica Cisne e Quésia Carvalho e texto de Israela Aragão. A BITCE se despediu de Sobral na quinta-feira (30) a partir das 18 horas, no foyer do Teatro São João, com o experimento cênico As Troianas. 
Da Região Norte para a Região do Cariri, a BITCE continuou sua programação no Teatro Sesc Patativa do Assaré, no Teatro Marquise Branca e no Centro de Educação, Cultura e Artes Marcus Jussier, de sexta-feira (31/08) a domingo (02/09), em Juazeiro do Norte.  Depois veio para o Theatro José de Alencar, ontem e hoje, fechando a segunda etapa do projeto na Capital alencarina.
AÇÕES FORMATIVAS E SEMINÁRIO - Atividades formativas aconteceram em Sobral, Juazeiro do Norte continuam em Fortaleza.  No Instituto ECCOA de Sobral, Teatro Marquise Branca (Juazeiro) e Teatro Boca Rica (Fortaleza) houve três multiresidências (encontro entre criadores) voltados à formação e atores, voz para teatro e canto para teatro. Hoje, das 14h às 17h, o Theatro José de Alencar recebe o Seminário Teatro, Mito e Feminino: conexões com a participação de Humberto Cunha (Unifor), que falará sobre “Justiça: substantivo feminino. Lições da Trilogia Tebana”, e Rejane Reinaldo (Ponto de Cultura Escola Livre Teatro da Boca Rica), que apresenta ao público “Pentesileia, a rainha das Amazonas”.  Participa do encontro, via internet, o professor Thiago Arraes (IFCE).

Nenhum comentário:

Postar um comentário