Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

OBRAS INÉDITAS DE BELCHIOR EM EXPOSIÇÃO NA URCA

O sobralense Belchior foI ao Cariri no ano de 2007, e  na Universidade Regional do Cariri (Urca)  expressou o seu retorno ao solo acadêmico com poesia, música e artes plásticas. O artista queria cantar para o público universitário sem cachê. Debaixo do braço trouxe a raridade de 31 poemas e 31 gravuras em homenagem a Carlos Drummond de Andrade. Mais de 10 anos depois, hoje as peças viraram exposição. 
Até o dia 30 deste mês, “Pinturas do Belchior” estará à mostra na universidade durante a realização do II Seminário de Culturas e Literaturas Lusófonas do Cariri Cearense. O material inédito concebido pelo artista Belchior é divulgado pela Editora Caras e organizado pelo professor Flávio Queiroz, do Departamento de Letras da Urca.
A exposição permanece para visitação no hall de entrada da biblioteca da Universidade, no campus do Pimenta, em Crato, com acompanhamento de monitores. No espaço se pode contemplar as poesias, além das imagens inspiradas na face de Drummond. São os versos e a face, que mostram o universo do compositor, intérprete, pintor e caricaturista.
A abertura da programação foi realizada pelo reitor da Urca, Francisco do O' Lima Júnior, juntamente com o professor Flávio Queiroz, estudantes e docentes do Departamento, no último da 6 de agosto. O evento marcou o início das atividades do II Seminário de Culturas e Literaturas Lusófonas do Cariri Cearense, que este ano homenagea Belchior. Na ocasião também foram lançados, através de votação durante a exposição, os nomes da poetisa Florbela Espanca, o escritor e professor, Ariano Suassuna, e poeta cearense, Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré, para um deles ser o homenageado, como patrono, no próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário