Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

FESTIVAL DA LAGOSTA DE ICAPUÍ - BARREIRAS E REDONDA APRESENTAM ATIVIDADES VARIADAS

O município de Icapuí, na Costa Sol nascente, a partir de hoje e até o próximo domingo, 18, está em festas com a realização da XIII edição do Festival da Lagosta. Atividades acontecem nas praias de Barreiras e Redonda. O tradicional evento do calendário da Rota das Falésias tem como marcas a responsabilidade social e cultural em torno da vida pesqueira da região, com ênfase nos saberes e fazeres gastronômicos do povo praiano. O evento é uma realização da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapui – GDTur em parceria com a prefeitura local, tendo o Sebrae como um dos apoiadores. 
Durante os três dias, os visitantes e moradores locais poderão desfrutar de pratos elaborados tendo como base a lagosta, um dos ícones da gastronomia cearense e que tem profunda relação com a economia do município. Os pratos estarão sendo sendo apresentados em uma arena gastronômica montada em frente à praia de Barreiras. 
O público presente também assistirá a shows gratuitos, com atrações musicais, apresentados por artistas do cenário estadual e nacional. Finalizando o Festival, no domingo, na Praia da Redonda, haverá a regata de jangadas, competição já tradicional dos festejos, contemplando assim a comunidade de pescadores locais de lagosta. 
AÇÕES DE CAPACITAÇÃO -Como preparação para o Festival, o Sebrae desenvolveu uma série de ações de capacitação para os pequenos negócios do município, em especial do segmento de alimentação fora do lar e hospedagem. “O Festival da Lagosta é um evento que atrai um bom número de visitantes e por isso se configura em uma grande oportunidade para os empreendedores do município, principalmente para os restaurantes, hotéis e, pousadas. Diante disso, o Sebrae promoveu capacitações em áreas como a culinária, higiene e manipulação de alimentos e atendimento ao cliente. Tudo isso visando qualificar ainda mais os produtos e serviços que serão oferecidos durante o evento”, afirmou a articuladora do Sebrae no Litoral Leste, Ana Carla Luna. 
A gestora lembra que o festival também integra um conjunto de atividades que são desenvolvidas no território da Rota das Falésias, roteiro turístico estruturado pelo Sebrae e empreendedores que reúne equipamentos e atrativos dos municípios de Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí, pelo lado cearense e dos municípios de Tibau, Mossoró, Grosso, Areia Branca e Porto do Mangue, pelo lado do Rio Grande do Norte. “
Além de pensar nos empreendedores do presente, o festival também traz um olhar para os futuros empreendedores. Oficinas de pintura e de teatro serão oferecidas a alunos das escolas públicas, principalmente filhos de pescadores, como forma de estimular o empreendedorismo por meio da economia criativa. 
SUSTENTABILIDADE - O Festival da Lagosta também promoverá por meio de ações voluntárias, o estimulo a doação de alimentos pelo público participante do evento e expositores do Salão de Gastronomia - associados do GDTur, a fim de destinar para as entidades que promovem a inclusão social em comunidades carentes do município.
Limpeza das praias, coleta seletiva do lixo, replantio de árvores em áreas degradadas do mangue, uso de materiais recicláveis, consistirão nas atividades relacionadas aos cuidados com o meio ambiente. Palestras e mesas redondas sobre turismo de experiência e pesca sustentável da lagosta complementarão as atividades que serão realizadas durante o Festival. 
CALENDÁRIO - Até o fim do ano, mais de 3 mil eventos já foram registrados no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo. Fonte de consulta ao turista com informações de qualidade sobre a oferta do país, o calendário contribui ainda para aumentar a divulgação, além de agregar valor à imagem dos destinos. (Com o MTUR/SEBRAE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário