A Prefeitura de Fortaleza está promovendo desde quarta-feira e até hoje ,06, no Centro de Eventos do Ceará- CEC - a quarta edição do Seminário Internacional de Políticas Públicas Inovadoras para Cidades. Realizado através da Coordenadoria de Relações Internacional e Federativas (Cerif), o evento está reunindo especialistas e líderes políticos nacionais e internacionais para o debate de políticas públicas que transformam cidades.
O Seminário é vinculado à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e conta com sete painéis temáticos, entre eles, Mobilidade, Espaços Urbanos e Cidadania; Saúde; Juventude e Empreendedorismo; Economia e Cidades Criativas; Educação; Primeira Infância; e Protagonismo das Cidades.
O evento conta com a parceria do Governo do Estado do Ceará, Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento de América Latina (CAF), Universidade Federal do Ceará (UFC), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Grupo J. Macêdo, Café Três Corações, Universidade de Fortaleza (Unifor), iProject TI, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus).
Já passaram pelo Seminário Aníbal Gaviria, atual governador do departamento de Antioquia e ex-prefeito de Medellín, Prof. Robert Cervero, do UC Berkley College, Yolanda Kakabadse, presidente do WWF, e o ex-ministro Ciro Gomes. O evento segue uma política de responsabilidade sustentável desde sua primeira edição, em 2017, com a ação de neutralização do carbono, além da utilização de copos ecológicos, papéis recicláveis e ecobags.
HACKATHON - Como parte da programação oficial, acontece o Hackathon de Inovação na Gestão Pública, uma imersão que reune um grupo de 80 participantes selecionados, entre servidores e membros da sociedade civil, nos três dias do evento. As mesas buscam soluções inovadoras para problemas reais da cidade de Fortaleza a partir do leque de desafios agrupados em três eixos: Gestão Inteligente, Gestão de Pessoas e Gestão para o Usuário. A equipe vencedora ganhará um prêmio no valor de R$ 5 mil.
O 4º Seminário Internacional contou também com três eventos paralelos, anteontem e ontem.: De Fortaleza a Copenhague numa Bike, uma Conversa sobre Políticas Cicloviárias; a Embaixada da Dinamarca no Brasil e a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária em Fortaleza apresentam os sistemas cicloviários e as políticas de mobilidade urbana sustentável implementadas nas duas capitais;, Deliberação Cidadã - uma inovação democrática para fortalecer as políticas públicas
Ontem, das 09h às 12h, foram debatidos os desafios e oportunidades de Assembleias, Conselhos e Júris Cidadãos como mecanismos inovadores na tomada de decisões políticas coletivas. O debate teve como convidado principal Iain Walker, diretor executivo da NewDemocracy, fundação australiana que coordena o programa “Enabling National Initiatives to Take Democracy Beyond Elections” (“Capacitando iniciativas nacionais que levem a democracia além das eleições”, em tradução livre), do Fundo das Nações Unidas para a Democracia (Undef). Fortaleza está entre um pequeno grupo de cidades do mundo que desenvolveram essa iniciativa de democracia deliberativa.
CAFÉ COM DESIGN - A Rede de Cidades Criativas da Unesco foi tema da edição especial do Café com Design, ontem, das 16h às 19h. O evento da Associação Ceará Design foi realizado em parceria com a Prefeitura de Fortaleza e reuniu profissionais e especialistas nacionais e internacionais de diversos segmentos da economia criativa para um bate-papo sobre experiências e processos criativos. Em 2019, Fortaleza foi escolhida Cidade Criativa do Design pela Unesco, e o concurso da marca Fortaleza Cidade do Design será lançado nesta edição especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário