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sexta-feira, 6 de março de 2020

TURISMO: CEARÁ FAZ O DEVER DE CASA

O Estado do Ceará, de três décadas para cá, passou a fazer a lição de casa, no segmento Turismo, concernente às Políticas de Comunicação e Marketing, além de obras de infraestrutura de suporte a esse setor socioeconômico e cultural, em sua capital e em alguns municípios, com expressivo potencial turístico, localizados nos litorais Leste e Oeste, Serras e Sertões. 
Tudo começou, ou seja, quem deu o pontapé, sem dúvida, foi o ex-governador César Cals de Oliveira, encorajado pelo, na época, professor de Relações Públicas, na Faculdade de Administração, em Fortaleza-CE, Everardo Montenegro. A iniciativa de César Cals foi maior, quando criou a Empresa Cearense de Turismo (Emcetur), desativando a Cadeia Pública de Fortaleza, para funcionar, em 1971, o órgão oficial de turismo do Estado, que, por 10 anos, foi sede da primeira empresa pública de turismo, no Ceará, sendo substituída pela Coditur (Companhia de Desenvolvimento Turístico do Ceará), criada pelo ex-governador Ciro Gomes.
O ex-governador César Cals (Engenheiro Civil) deu novos passos, ao autorizar a construção dos bondinhos de Ubajara, a rodoviária de Fortaleza, a estrada da Confiança , o Centro de Convenções do Ceará e outras benfeitorias, ouvindo a opinião do diretor da Emcetur,  Everardo Montenegro, embora fosse o Cel. do Exército Lauro Ramos Torres de Melo o presidente da empresa.
Mas, a iniciativa privada, ao longo dos anos, passou a dar, também, sua parcela de contribuição, com a instalação de agências de viagem, afora a construção de  resorts, hotéis, pousadas, albergues, mais voos para Fortaleza pelas companhias aéreas Cruzeiro, Varig, Vasp e Transbrasil, Latam, Gol, Azul, o aumento de barracas de praia, sobretudo na Praia do Futuro, restaurantes, bares, boates, mais frotas de transportes coletivos (ônibus, vans,  táxis e uber etc.).
Com o passar dos anos, outros equipamentos de lazer e de entretenimento surgiram, com destaque para o Complexo Turístico Beach Park, uma novidade, no ano de sua criação, administrado pelo empresário João Gentil (Joãozinho) e o sócio minoritário, arquiteto Arialdo Pinho, atual secretário estadual do Turismo, reconduzido ao cargo, pela segunda vez consecutiva, no governo de Camilo Santana.
A nosso ver, os governadores que mais investiram, no Turismo do Ceará, foram, além de César Cals, Tasso Jereissati, que criou a primeira Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), colocando sua prima, a arquiteta Anya Ribeiro, para geri-la, Lúcio Alcântara, com a abertura de voos turísticos para Lisboa e Madri, Cid Gomes (construiu o maior Centro de Eventos da América Latina), Adauto Bezerra (saneamento básico), e, atualmente, Camilo Santana, que, além de disponibilizar verbas para o crescimento do setor, é o grande responsável, ao lado de Arialdo Pinho, por tudo o que vem acontecendo de produtivo e de referência nas atividades turísticas cearenses. 
Graças a eles, O Ceará recebe, a cada ano, maior número de turistas, oriundos dos estados brasileiros, da Europa e de outros países, por meio da aliança com a Air-France/Gol e Lufthansa, formando o maior HUB do Norte e Nordeste do Brasil. Destaque-se, igualmente, a reforma e a ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, sob a responsabilidade da empresa alemã Fraport, em fase de conclusão. Na atualidade, voos de Fortaleza para as cidades de Sobral, Crateús, Tauá e Iguatu.
Destaque, também, no turismo de Fortaleza, para os ex-prefeitos Vicente Fialho (Av. Leste-Oeste), Antonio Cambraia (criou a Fortur), primeira Fundação de Turismo de Fortaleza, com “Status” de secretaria, e o atual Roberto Cláudio, que sabe valorizar as atividades turísticas da capital cearense, com abertura de avenidas, construção de túneis e viadutos, melhorando o fluxo de veículos motorizados e não motorizados e de pedestres. Por intermédio da secretaria municipal de turismo (Setfor), auxiliado pelo empresário e secretário Alexandre Pereira vem impulsionando o setor. Citamos, na nossa modesta opinião, governadores e prefeitos que mais investiram no turismo do Ceará. 
Bem! Mas, não basta aplicar verbas em obras de infraestrutura turística. É necessário capacitar gestores públicos e empresários, afora trabalhadores da cadeia do turismo, e participar de eventos turísticos, no Brasil e no exterior, para divulgar o potencial do turismo cearense, aqui e além-fronteiras, praticando as boas lições de Comunicação e de Marketing, melhor dizendo, sabendo colocar, de forma contínua, o que o Estado e Fortaleza têm de belo, útil e agradável, isto é, em rede e na rede (Internet), mediante a utilização das novas tecnologias da Informação.
Não nos esqueçamos da importante parceria de organizações privadas, parceiras dos governos estadual e municipal, como Fecomércio, Convention and Visit Bureau (Visite Ceará), a Cadeia de Eventos e Turismo, ABAV, ABIH, Sindicatos, Companhias Aéreas, empresas de eventos, Abrasel, Câmara de Lojistas, Facic, Guias de Turismo e outras entidades que impulsionam, também, o Turismo no Ceará. Dentre o trade turístico, incluímos a nossa pequena Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-Ceará), que, desde sua criação, em 1984, ajuda a divulgar o turismo cearense em suas variegadas modalidades. Ao leitor, feliz fim de semana e obrigado pela leitura.

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