Juazeiro do Norte vive momentos de intensa movimentação com as festas do ano jubilar dos 150 anos de ordenação do Padre Cícero Romão Batista. Dentro da extensa programação, a Festa e Romaria de Candeias, evento que teve a iniciativa do Padre Cícero. Começou na última quarta-feira, 29, na Basílica, com destaque para o Encontro com os Romeiros e o Momento Cultural Show do Chapéu, .na Praça do Romeiro.
A Festa da Luz, como assim é carinhosamente conhecida, atrai romeiros e peregrinos vindos de várias localidades espalhadas pelo País. Em sua maioria, fiéis do Nordeste que seguem a tradição de seus familiares mais antigos em virem a Juazeiro do Norte para fortalecerem sua fé, por meio das bênçãos do Padre Cícero e da Mãe das Dores. Na Romaria de Candeias, o sentido da romaria torna-se ainda maior, pois é a própria Mãe de Jesus que aponta a Luz do Mundo, Jesus Cristo, fonte inesgotável de paz, misericórdia e esperança.
Hoje e amanhã, começam os atos às 5h, com Ofício de Nossa Senhora, terminando à noite com Momento Cultural Show do Chapéu
ENCERRAMENTO – A primeira das grandes romarias em Juazeiro do Norte será encerrada no domingo, 2, com uma programação recheada de emoções, nela constando missas, despedida dos romeiros, benção das velas e a tradicional Procissão das Candeias pelas ruas da cidade. Encerrando a Romaria, haverá a bênção do Santíssimo Sacramento.
AS GRANDES ROMARIAS - A cidade de Juazeiro do Norte é apontada como um centro de grandes romarias católicas, todas elas inspiradas pelo mito Padre Cícero Romão Batista.
A meca caririense recebe diariamente milhares de peregrinos. Contudo, a cidade fervilha maior durante as grandes romarias. São elas: de São Sebastião (dia 20 de janeiro, coincidindo com a data da tradicional “Missa do Dia 20”, celebrada mensalmente em sufrágio da alma de Padre Cícero. De Nossa Senhora as Candeias (janeiro e começo de fevereiro, honrando Santa Luzia). De Finados Ou Da Esperança - Em memória do fundador da cidade, Padre Cícero Romão Batista). Do Ciclo Natalino - É a romaria de maior duração, pois compreende desde a Festa de Natal até o Dia de Reis. De São Sebastião - Ocorre no dia 20 de janeiro e coincide com a data da tradicional “Missa do Dia 20”, celebrada mensalmente em sufrágio da alma de Padre Cícero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário