Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de junho de 2011

FORTALEZA E JUAZEIRO VIVEM O FESTIVAL DE CINEMA

O diretor Wolney Oliveira e a atriz Giulia Gam,  homenageada da noite de abertura

Começou em Fortaleza e em Juazeiro do Norte um do mais aplaudidos festivais brasileiros de cinema.  O Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema chega à sua 21ª edição, contando com a participação de  seleto público cearense e convidados internacionais e nacionais do universo do audiovisual. O início da mostra foi na última quarta-feira, no palco principal do Theatro José de Alencar e vai até 15. Acontece pela primeira vez em duas sedes, com o tema “Religião e Religiosidade no Cinema”, homenageando os 100 anos de emancipação política de Juazeiro do Norte. A programação se desenvolverá até 16 de junho em Juazeiro do Norte, no Memorial Padre Cícero e no Centro Cultural Banco do Nordeste – Cariri.
HOMENAGENS - Prestigiar artistas renomados é característica marcante do festival que, assim como nas edições anteriores, entregará o Troféu Eusélio Oliveira aos homenageados. Este ano, os homenageados serão: os atores Nicette Bruno, Giulia Gam e Daniel de Oliveira; o consagrado documentarista Eduardo Coutinho; a documentarista norte-americana, Estela Bravo; e o fotógrafo cubano, Ovídio Gonzalez Hernandez
PROGRAMAÇÃO - O Cine Ceará apresenta ao público cearense mais de 100 (cem) produções de cinema e vídeo brasileiras e ibero-americanas. Durante a programação, promove as Mostras Competitivas de Curta e Longa metragem e ainda seminários, oficinas e mostras especiais, além de homenagear profissionais e personalidades de renome nacional e internacional na área do audiovisual.
A lista de longas-metragens selecionados para Mostra Competitiva é composta por nove produções, todas inéditas no Brasil, sendo três nacionais. Em uma exibição especial, fora da Mostra Competitiva, o longa “Na quadrada das águas perdidas” (ficção), de Wagner Miranda e Marcos Carvalho, encerrará o Cine Ceará. Também será feita uma exibição hors concours de “Os Últimos Cangaceiros”, primeiro documentário em longa metragem sobre o cangaço, filme dirigido por Wolney Oliveira.
Uma Mostra Competitiva de Curta Metragem, com produções nacionais, contará com 12 títulos selecionados após a avaliação dos 309 inscritos. Os curtas disputam o Troféu Mucuripe nas categorias Melhor Curta, Direção, Roteiro, Produção Cearense e Prêmio da Crítica. Também haverá mostras especiais. 
O evento é promovido pela Universidade Federal do Ceará, numa realização da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário