Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de junho de 2011

TROFÉUS PARA JÚLIO TRINDADE E PELÁGIO BRANDÃO

                Hoje, 10 de junho, é o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas – homenagem prestada no aniversário da morte do mais renomado escritor português, Luís Vaz de Camões (autor de Os Lusíadas).
                Já consolidada como tradição em terras lusas, a data se insere no calendário cearense em memoráveis encontros promovidos pela comunidade portuguesa aqui instalada, este ano batizada de Festa Lusocearense Junina e dos Santos Populares – a ser realizada no Pirata Bar, a partir das 19:30 horas de hoje. Com o objetivo de proporcionar a confraternização de portugueses e cearenses, em uma celebração conjunta de ambas as culturas, suas semelhanças e peculiaridades, o encontro trará uma série de elementos inerentes à ocasião: Santos Populares Portugueses, Festas Juninas Brasileiras, quadrilhas e comidas típicas – tanto juninas brasileiras quanto lusitanas.
                A comemoração será  complementada com uma Missa em Ação de Graças pela Comunidade Portuguesa e pelo “Dia da Consciência”, a ser celebrada pelo Padre Fabrício Damasceno, a realizar-se na quinta-feira, 16, às 19 horas, na Igreja das Irmãs Missionárias (Av. Rui Barbosa, 1246).
                Promoção do Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza, Câmara Brasil-Portugal no Ceará, Sociedade Beneficente Portuguesa Dous de Fevereiro e Academia do Bacalhau, o evento é realizado pela Fundação Pirata Marinheiros e apoio do Conselho das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, a Festa Lusocearense Junina e dos Santos Populares conta ainda com o patrocínio da Porto Rozès.
                TROFÉU MARTIM SOARES MORENO - Integrando as festividades da Festa Lusocearense Junina e dos Santos Populares, o Vice-Consulado de Portugal em Fortaleza entregará o Troféu Martim Soares Moreno. A comenda, que reconhece personalidades que tenham contribuído para a valorização das relações entre Portugal e Ceará, prestigiará este ano os empresários Júlio Trindade e Pelágio de Oliveira Brandão.
                Júlio Trindade (foto) se identifica com a história do “Capitão-Mor do Ceará” (Martim Soares Moreno, que empresta seu nome ao troféu). Cidadão responsável social e ambientalmente, Julio mantém há 20 anos a Fundação Pirata Marinheiros e recebeu em 1997, o título de Empresário Amigo da Criança, com o selo de Empresa Amiga da Criança da Fundação Abrinq – atribuído pelas ações realizadas com crianças e adolescentes em Itapipoca, Amontada e Fortaleza, na Praia de Iracema – renovado anualmente.
                Pelágio de Oliveira Brandão é um empreendedor cuja história se confunde com a de Fortaleza. Em março de 1937, aos 16 anos, chegou à capital cearense  para trabalhar na panificadora da qual seu pai era sócio. Trabalhador obstinado e com uma visão de longo alcance, economizou e comprou a Padaria que, mais tarde, se tornaria a Fábrica Estrela. Atualmente com 14 filiais (no norte e nordeste do País) e produzindo quase 6.000 toneladas de massas por mês, a Fábrica Estrela gera atualmente mais de 1.800 empregos diretos e segue em franca expansão
                Os indicados ao Troféu Martim Soares Moreno são selecionados por uma comissão que engloba as principais instituições ligadas à comunidade portuguesa residente no Ceará.
                Criação da artista plástica Emília Porto, o Troféu Martim Soares Moreno já agraciou, nas edições anteriores, outras quatro personalidades segundo os mesmos critérios: Maria Beatriz Alcântara e Carlos Pimentel de Matos (em 2009) e Comendador Armando Martins e João de Pinho Brandão (em 2010).

Nenhum comentário:

Postar um comentário