Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

BELÉM DO GRÃO PARÁ COMPLETOU 396 ANOS

Mercado Ver-o-peso na Baia de Guajará em Belém do Pará

A simpática, moderna, acolhedora e cheia de histórias bonitas cidade de Belém completou 396 anos no dia 12 deste janeiro. Porta de entrada da Amazônia, a grande metrópole paroara é referência especial em se tratando de progresso, assentada na opulência de um passado não tão longínquo, em que os marcos da riqueza estão visíveis nos casarões e nas igrejas, em maior escala vistos na Cidade Velha.
O rio Pará que lhe serve de moldura é a “estrada” de ligação natural com os grandes e pequenos municípios do Estado. O porto, ontem e hoje, é local de grande movimentação, recebendo a produção variada de peixes, madeira, frutas e outras riquezas das cidades. Lá está o Ver-o-Peso, um dos mais variados e ricos mercados do País. Também, a Estação das Docas, “point” de grandes reuniões sociais e festivas.
Fortemente dominada por uma cultura sólida e exaltada fortemente no respeito à natureza, Belém hoje é referência no turismo nacional. São tantas as opções oferecidas que é difícil o visitante escolher qual a melhor. Visitas à Igreja de Nazeré; à Cidade Velha, onde se encontram a Catedral, o Forte e os grandes casarões; ao Museu Goeldi, uma mini Amazônia onde se aprecia a riqueza da região, na representação das monumentais flora, fauna e dos os costumes indígenas; os passeios pelo rio Guamá. E as noitadas febricitantes, com as boates sempre repletas de novidades, o carimbó e outros ritmos dominando? E os restaurantes oferecendo o que há de melhor na gastronomia paraense? Pontos para o pato no tucupi e os variados pratos de bacalhau.
A capital paraense é tudo isto e muito mais. Se não conhecê-la, o turista de bom gosto só tem a perder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário