Neste ano, os espetáculos aconteceram nos dias 15 a 18 e de 22 a 25 de dezembro. Sempre às 19hs00, no Pátio de Eventos, em Gravatá. Luz. Cor. Música. Dança. Efeitos cênicos. História. Show pirotécnico. Somatório: emoção em demasia. A partir da concepção do produtor Valério Festi e da dramaturga Mônica Maimone, ambos da Itália, Gravatá viveu durante oito noites “Sonhos da Pastorinha Diana”. O aplauso incontido, alguns em cena aberta, certifica a primeira edição do Natal do Nordeste do Brasil. Ponto para Pernambuco.
Do nascimento de Jesus Cristo a figura do Papai Noel. Do anjo Gabriel, o lírio e a sublimação de Maria, a judia. Do encarnado e do azul. Da camponesa, da cigana, da borboleta, do Pastoril. Do demônio que nordestinamente, se fez Carcará. Pega, mata e come. Da neve européia ao semi-árido nordestino. Asa Branca, o hino da nossa região. Banhistas do Pina exibindo os blocos líricos recifenses. Lenine. As pastorinhas que nos remetem a Dalva de Oliveira. A Bandeira Branca foi acenada. Paz. Com amor, carinho e paixão. O jogo da sedução, o ponto máximo do espetáculo, interpretado por bailarinos franceses que, na vida real são casados.
Italianos e franceses se misturam ao talento de trinta gravataenses. Dentre eles, Thallyta, a Diana. Martins, o avô. As pastorinhas. Wanderson Alves, o passista já contratado para compor o elenco do Studio Festi. O rapel. Performances e aventuras.
Foi neste clima que aconteceram as apresentações do mega-espetáculo “Sonhos da Pastorinha Diana”, em Gravatá. Para tal, foi convocada uma verdadeira operação de guerra com as parcerias firmadas com as Policias: Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, DETRAN, DER. Rodoviária Federal. Guarda Municipal, Compesa, Celpe, Delegacia do Turista. Secretarias estaduais e municipais. Estacionamentos. 600 homens/dia. Por isso, Gravatá quer receber a todos. Sempre mais e melhor.
De fato, o contrato já foi assinado por quatro nos. Entre o Governo de Pernambuco e a empresa italiana Studio Festi. Vem comprovar que antes da Diana, já sonhavam Alberto Feitosa, Secretário Estadual de Turismo, Ozano Brito Valença, Prefeito de Gravatá. André Correa, Presidente da Empetur. Luciana Fernandes, diretora comercial da Empetur e responsável pela sugestão do tema do Pastoril. Tadeu Alencar, chefe da Casa Civil, dentre muitos outros mais. Tudo, evidentemente, sob a imprescindível chancela do Governador Eduardo Campos.
Aprendi no passado, com a Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel, do Rio de Janeiro, que “Sonhar não custa nada”. Com os gravataenses, há 11 meses, captei porque o povo deste município aprovou: "Um Novo Tempo. Uma Vida Nova". O nosso poeta Carlos Penna Filho ensinou: “que é do sonho dos homens que se inventa uma cidade”. E este articulista, a qualquer momento que deixar a secretaria de turismo, levará pelo menos, o aprendizado: é da ação de homens pernambucanos que se consolida um destino turístico brasileiro, Gravatá.
Atual Secretário de Turismo de Gravatá
frupel@uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário