Pesquisar este blog

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O PRÉ-CARNAVAL TOMA CONTA DE FORTALEZA


Curtindo, ainda, a ressaca das festas do final de ano, o fortalezense viu-se embalado com o início do seu já tradicional pré-carnaval, que se iniciou oficialmente, sábado último, 14. Em vários bairros da cidade aconteceu monumental animação,  principalmente  na Praia de Iracema, local de convergência dos blocos das Rota 1 e 2. Mas  o Benfica não ficou muito atrás pois reuniu multidão considerável dentro e fora dos blocos. 
Este ano, os desfiles irão se repetir nos dias 21 e 28 de janeiro e 4 e 11 de fevereiro, sempre começando às 15h 30min, com término previsto para 23 horas. No período,  diversas avenidas e ruas dos bairros que constituem as Secretarias Executivas  Regionais ficarão interditadas ao tráfego de veículos para dar lugar aos foliões e assistentes que se deslocam para os locais de concentração dos blocos.
Sábado último, somente na Praia de Iracema desfilaram dez blocos que obedecem as duas rotas, todos arrastando milhares de pessoas.  Uma parte deles partiu das proximidades do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, seguindo pelas avenidas Almirante Barroso e Historiador Raimundo Girão até o Aterrinho. Foram o Baqueta, Unidos da Cachorra, Camaleões da Vila Bons Amigos e Mió K I. A outra, concentrou-se na avenida Monsenhor Tabosa, descendo rumo ao final pela rua João Cordeiro: os Matracas de Iracema, Num Ispaia sinão enche, Cueiro, Amantes de Iracema e Que Merda é Essa.
NOS BAIRROS -  O pré-carnaval de Fortaleza já está consagrado e domina o imaginário da população, servindo como forte preparação para o Carnaval propriamente dito, realizado na avenida Domingos Olímpio.  Nos bairros espalhados por todas as sete regionais. nada menos que 120  blocos desfilarão até o dia 11 de fevereiro, contagiando de alegria toda a cidade. Contribuindo para o maior êxito da folia, a Prefeitura de Fortaleza investiu cerca de R$ 1 milhão nos blocos previamente cadastrados. Para que tudo transcorra sem atropelos, estão  mobilizados da AMC 120 agentes, afora o policiamento da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros,  para garantir a segurança de todos. No período, o estacionamento nas cercanias das concentrações e desfiles estará proibido. Em contrapartida, foi ampliado o número de ônibus que ficarão à disposição dos interessados,  até a zero hora dos domingos.
SENÕES - Em meio ao êxito esperado do primeiro dia do pré-carnaval, acrescente-se que  foram detectados alguns senões que precisam de ser corrigidos a fim de que a temporada pré-momina decorra com o êxito esperado. A principal reclamação ficou por conta da falta de banheiros químicos, o que forçou a que muitos foliões, homens e mulheres,  transformassem as ruas menos movimentadas em verdadeiros mictórios públicos. Também, o policiamento deixou a desejar, principalmente nas redondezas dos pontos de concentração. O reduzido número de pontos para comercialização de bebidas e lanches foi outro ponto  também criticado, pois os que existiam eram  poucos em relação à demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário