Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de maio de 2012

CARUARU PREPARADA PARA A SUA GRANDE FESTA JUNINA


As festas juninas  tomam  conta da cidade de Caruaru e todo o agreste pernambucano. São dezenas de atrações espalhadas por todos os cantos da cidade de adoção do sanfoneiro Luiz Lua Gonzaga. Festival de Comidas Gigantes, maior fogueira do mundo, museus, bacamarteiros, fogueteiros e uma série de manifestações da cultura nordestina são as atrações da temporada que os caruaruenses consideram uma das maiores festas do Mundo. Os roteiros mais importantes estão disponíveis no “press book”, um material especialmente preparado para divulgar
A Prefeitura de Caruaru já formatou a estrutura do São João 2012. A festa de lançamento foi no último dia 9, às 19h, no Clube Intermunicipal, quando  o prefeito de José Queiroz, apresentou a programação.  O São João de Caruaru este ano homenageará o centenário do “Rei do Baião” Luiz Gonzaga e também o cantor caruaruense Azulão, que completa 70 anos de idade e 50 de carreira. A animação será de 02 a 30 de junho, com mais de 300 atrações distribuídas em diversos polos de animação.
GRANDE ESTRUTURA -  Serão cinco grandes polos de animação espalhados por toda a cidade, com apresentações de renomados artistas.. Os destaques da música popular brasileira que se apresentarão em Caruaru entre tantos são Elba Ramalho, Chiclete com Banana, Dominguinhos, Michel Teló, Aviões do Forró, Santanna e Banda Calypso. Durante o evento, a maior homenagem dos nordestinos ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga e também ao cantor e compositor Azulão, um ícone da Nação Forrozeira, que completa 70 anos de vida e 50 de carreira. Aliás, Azulão irá cantar no palco do Pátio de Eventos no dia 23 de junho, véspera de São João.
Como o prefeito José Queiroz tem afirmado, é acentuasda a importância econômica do São João de Caruaru, que no ano passado movimentou R$ 181 milhões na economia local, atraindo 1,2 milhão de visitantes, com grau de satisfação superior a 90%.. “Teremos aproximadamente 10 mil empregos temporários, uma importante renda extra para muitos trabalhadores que aproveitam a data para melhorar o orçamento familiar”, acrescentou Queiroz. 
OS POLOS- Descentralizado e multicultural, o São João de Caruaru tem como carro chefe o forró, mas este ano irá receber todas as manifestações artísticas. Uma das novidades é o Polo Alternativo, onde se apresentarão artistas da nova cena musical caruaruense e pernambucana. No Polo da Estação Ferroviária haverá um espaço para vender exclusivamente as comidas típicas do período junino, como pamonha, canjica e o milho assado. 
São estes os locais em que milhares de pessoas descontraidamente se divertirão em Caruaru:Polo Cultural da Estação Ferroviária / Arraial Gonzagão - Uma cidade cenográfica com réplica de ambientes que lembram o Caruaru de antigamente, com mercearia, igrejinha e outros locais. O espaço abrigará também o Polo do Repente, Salão do Ceramista, Salão da Moda, Salão de Artes Plásticas, o Salão do Artesão, Cine Gonzagão, Praça Azulão e arena gastronômica com barracas de comidas típicas e restaurantes.
Polo do Milho – Uma espécie de praça de alimentação, exclusivamente com comidas juninas, feitas à base de milho. As guloseimas serão comercializadas por em dez barracas confeccionadas especialmente para melhor apresentar as iguarias juninas. Todos os dias.
Polo dos Repentes – Localizado no começo da Estação Ferroviária, vai receber os melhores cantadores do Nordeste. Espaço garantido para a criatividade e improviso desta arte secular. Um espetáculo garantido para os amantes da poesia. Quinta a domingo, sempre à noite.   
Polo Alternativo – Uma das novidades de 2012, vai funcionar no Pavilhão da Estação Ferroviária. O Polo Alternativo será o palco para apresentações de bandas e cantores que não interpretam apenas os rirmos juninos. É o espaço para fusões musicais, rock, MPB, pop e promete atrair o público jovem e descolado da nova cena. Os shows acontecem de quinta a domingo, sempre à noite.
Polo Forró do Candeeiro – Grande  palhoça montada dentro do Pátio de Eventos com estrutura de 10 bares, palco, som e luz. Lá, diariamente se apresentam artistas locais que valorizam a cultura da região e o autêntico forró.
Polo Alto do Moura – Considerado pela UNESCO como Maior centro de arte figurativa da América Latina devido à grande quantidade de ateliês que se dedicam às esculturas de barro, além de ser um polo gastronômico. Será o ambiente das apresentações de trios pé-de-serra e bandas de forró e de pífano. Os ateliês dos artistas estarão abertos durante todos os dias.
Pátio de Eventos Luiz “Lua” Gonzaga – Um dos maiores espaços públicos para eventos do Brasil, com capacidade para receber 60 mil pessoas com conforto e segurança. O Pátio de Eventos é equipado com 19 restaurantes e 150 barracas de comidas. Moderna estrutura de palco com 12 metros de altura, toneladas de som e três telões de led, que permitirão aos espectadores ver e ouvir os artistas de qualquer lugar do pátio. 
Quadrilhas – Inserido no Arraial Gonzagão, próximo à cidade cenográfica, um espaço dedicado a apresentações de quadrilhas de diversos estados que forem a Caruaru mostrar suas performances, durante o concurso de quadrilhas estilizadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário