Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de maio de 2012

TROFÉU GONZAGÃO, O 'ÓSCAR DA MÚSICA NORDESTINA'

FIEPB promove mais uma edição do Troféu Gozagão

No último dia 22, terça-feira, a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba promoveu a edição 2012 do Troféu Gonzagão,  considerado o “Óscar da Música Nordestina”.  O evento abriu espaço à musicalidade típica da sanfona, que se mistura às batidas do triângulo e da zabumba para dar o brilho às festas da região. O Troféu é um reconhecimento público à trajetória de artistas regionais que cantam e tocam a música do Nordeste. A premiação aconteceu em Campina Grande e teve dois grandes objetivos: homenagear os nomes de destaque da música popular nordestina e premiar os artistas regionais que promovem o resgate e incentivo da cultura.
O evento nasceu pela iniciativa do Centro de Ortodontia Integrado de Campina Grande, mas há quatro anos ganhou o apoio cultural da FIEP, através do Projeto SESI Cultura Tradição da Paraíba. Por meio do Projeto, o SESI promove o acesso do trabalhador aos bens culturais, oferecendo várias atividades como oficinas de músicas e danças populares, o Forró do Industriário, além de estudos e exposições culturais. O Projeto também possui um espaço (Barraca da Cultura) durante o São João de Campina Grande, onde desenvolve o resgate da cultura regional.
O Troféu Gonzagão já homenageou artistas consagrados como Marinês, conhecida como a “Rainha do Xaxado” e também o paraibano Jackson do Pandeiro, tido como o maior ritmista da história da música popular brasileira. Tanto Marinês quanto Jackson do Pandeiro foram grandes responsáveis pela nacionalização de canções nascidas entre o povo nordestino. Em 2012, o Troféu homenageia o Centenário daquele que dá nome ao evento: Luiz Gonzaga.
Entre os artistas presentes na a festa deste ano,  ícones da música como Antonio Barros e Ceceu, Flávio José, Genival Lacerda, Geraldo Azevedo, Alcimar Monteiro, Os Três do Nordeste, Pinto do Acordeom, Dorgival Dantas, Sirano e Sirino, Biliu de Campina e Inaudete Amorim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário