Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de junho de 2012

COMEÇA A FUNCIONAR O MAIOR CENTRO DE EVENTOS DA AMÉRICA LATINA

Após idas e vindas, esta semana  Fortaleza passará a integrar o seleto número de cidades mais capazes nas Américas de promover um mega evento na área de turismo. Com cerca de 99% das obras físicas concluídas e empregando mais de 1.2 mil funcionários, o Centro de Eventos do Ceará  vai receber sábado sua primeira promoção. Esta fase final de teste servirá para avaliar e mostrar que, finalmente, as maiores feiras mundiais de turismo já podem ser realizadas na capital cearense.
História longa de discussões, a partir de 2007, governo, empresários de turismo e a sociedade geral travaram uma luta que parecia sem fim em torno do vital equipamento que seria  o Parque de Feiras. Argumentos fortes, uns a favor outros contra o empreendimento que, para o Governo e empresários, seria o grande passo para o Ceará se inserir entre os maiores na realização de eventos de grande porte. Entre os muitos argumentos, um dos maiores dizia respeito ao local da construção, que não deveria, entre outros fatores de preço e mobilidade urbana, atrapalhar a vida da população. Finalmente, o governador Cid Gomes, com firmeza, escolheu onde o Parque, já agora denominado Centro de Eventos do Ceará.
Em abril de 2009 houve a ordem de serviço do início da obra, na avenida Washington Soares, no local em que funcionava a Academia de Polícia Edgar Facó, na vizinhanças do Centro de Eventos e da Unifor. Seriam empregados não mais os 150 milhões de reais destinados inicialmente, mas já com a verba de R$ 279,7 milhões.  Não deixaram de aparecer problemas, principalmente em relação a mobilidade urbana naquela que é uma das avenidas mais movimentadas de Fortaleza. Tudo passou e aí está o Centro de Eventos do Ceará.
O FORMATO – Já agora  orçado em R$ 479,7 milhões, o CEC é o segundo maior centro de eventos da América Latina, com capacidade para abrigar até 30 mil pessoas em um único acontecimento, além de poder ser dividido em 48 eventos simultâneos. Seu projeto arquitetônico é inspirado em aspectos típicos da paisagem e do artesanato cearense. A fachada tem uma cobertura metálica recortada e perfurada, remetendo às falésias do litoral leste e ao artesanato.Ao todo, são 152.694 m² de área construída em terreno de 17 hectares; 21 mil m² de jardins, e 3,2 mil vagas de estacionamento. Além disso, serão instalados vestiários, refeitórios, ambulatórios, banheiro família e fraldário, salas para produção de eventos, administração, segurança, brigada de incêndio, juizado de menores, vigilância sanitária e ouvidoria.
Após construído, o novo Centro de Eventos deverá oferecer 400 empregos diretos e 2 mil empregos indiretos, totalizando 2.400 pessoas empregadas direta e indiretamente, capacidade esta que poderá aumentar de acordo com o porte do evento. Outra característica do equipamento é a sustentabilidade: refrigeração, iluminação, sanitários e acessibilidade atendem aos principais requisitos de preservação do meio ambiente e favorecem aos que têm dificuldades de locomoção. Por exemplo: o sistema de climatização presente em todos os setores, possui central de água gelada e tanque de termoacumulação, o que reduz consideravelmente o consumo de energia e prolonga a vida útil do sistema. Além disso, os sanitários possuem sistemas de escoamento de dejetos a vácuo, o que reduz o consumo de água.
QUADRO GERAL DE ÁREAS - Área do Terreno: 152.694 m2; Área Módulos de Exposição:1530 m2;Área Total Módulos: 27.540 m2; Área Térreo: 50.126 m2; Área Praça Convivência: 5.928 m2; Área Subsolo: 61.100 m2; Quantidade de Vagas: 3,2 mil vagas; Salas de Exposição 1º Mezanino: 5.200 m2;Salas de Exposição 2º Mezanino: 6.060 m2; Área Total Construída: 152.694 m2; Situação: O CEC está com 99% da obra concluída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário